
Perguntas Frequentes
Confira as principais dúvidas de Beneficiários, RHs, Corretores e Credenciados
Abaixo estão as principais coberturas que o seu plano de saúde tem. Elas variam conforme contrato adquirido. Para consultar a cobertura de um procedimento específico, entre em contato com seu consultor ou com a Central de Relacionamento Care Plus para atendimento 24 horas.
A relação de coberturas pode variar de acordo com o contrato de sua empresa. Busque aqui se um determinado procedimento faz parte da cobertura mínima que seu plano de saúde é obrigado a cobrir.
Consulte abaixo os principais prestadores disponíveis de acordo com a rede que está no verso de sua carteirinha.
Consulte abaixo os principais prestadores disponíveis de acordo com a rede que está no verso de sua carteirinha.
Básico | Especial II | Especial III | Executivo I | Executivo II | Master I |
AACD | AACD | AACD | AACD | AACD | AACD |
Bandeirantes | Bandeirantes | Bandeirantes | Bandeirantes | Bandeirantes | Bandeirantes |
Santa Paula | Santa Paula | Santa Paula | Santa Paula | Santa Paula | Santa Paula |
Edmundo Vasconcelos | Edmundo Vasconcelos | Edmundo Vasconcelos | Edmundo Vasconcelos | Edmundo Vasconcelos | Edmundo Vasconcelos |
AC Camargo | AC Camargo | AC Camargo | AC Camargo | AC Camargo | AC Camargo |
São Camilo | São Camilo | São Camilo | São Camilo | São Camilo | |
Santa Joana | Santa Joana | Santa Joana | Santa Joana | Santa Joana | |
HCor | HCor | HCor | HCor | HCor | |
9 de Julho | 9 de Julho | 9 de Julho | 9 de Julho | 9 de Julho | |
INCOR | INCOR | INCOR | INCOR | INCOR | |
Santa Catarina | Santa Catarina | Santa Catarina | Santa Catarina | Santa Catarina | |
São Luiz* | São Luiz | São Luiz | São Luiz | São Luiz | |
Hospital Leforte | Hospital Leforte | Hospital Leforte | Hospital Leforte | ||
Infantil Sabará | Infantil Sabará | Infantil Sabará | Infantil Sabará | ||
Oswaldo Cruz | Oswaldo Cruz | Oswaldo Cruz | Oswaldo Cruz | ||
Samaritano | Samaritano | Samaritano | Samaritano | ||
Sírio Libanês | Sírio Libanês | Sírio Libanês | |||
Albert Einstein |
* O Hospital São Luiz não está mais disponível para planos Especial II adquiridos a partir de junho de 2019.
Rede Care Plus São Paulo | Laboratórios
Básico | Especial II | Especial III | Executivo I | Executivo II | Master I |
CDB | CDB | CDB | CDB | CDB | CDB |
Delboni | Delboni | Delboni | Delboni | Delboni | Delboni |
Schmillevitch | Schmillevitch | Schmillevitch | Schmillevitch | Schmillevitch | Schmillevitch |
a+ | a+ | a+ | a+ | a+ | a+ |
Hermes Pardini | Hermes Pardini | Hermes Pardini | Hermes Pardini | Hermes Pardini | Hermes Pardini |
Lavoisier | Lavoisier | Lavoisier | Lavoisier | Lavoisier | Lavoisier |
RDO | RDO | RDO | RDO | ||
Centro de Diagnose do Sírio | Centro de Diagnose do Sírio | Centro de Diagnose do Sírio | |||
Alta | |||||
Centro de Diagnose do Einstein | |||||
Fleury |
Rede Care Plus São Paulo | Laboratórios
Básico | Especial II | Especial III | Executivo I | Executivo II | Master I |
---|---|---|---|---|---|
Lâmina | Lâmina | Lâmina | Lâmina | Lâmina | Lâmina |
Bronstein | Bronstein | Bronstein | Bronstein | Bronstein | Bronstein |
Sérgio Franco | Sérgio Franco | Sérgio Franco | Sérgio Franco | Sérgio Franco | Sérgio Franco |
Labs a+ | Labs a+ | Labs a+ | Labs a+ | Labs a+ | Labs a+ |
Eliel Figueiredo | Eliel Figueiredo | Eliel Figueiredo | Eliel Figueiredo | Eliel Figueiredo | Eliel Figueiredo |
Felippe Mattoso* | Felippe Mattoso |
* Apenas para análise clínicas
Para consultar a rede credenciada das demais cidades, acesse o site da Care Plus (www.careplus.com.br), faça seu login como Beneficiário e entre no menu Rede de Atendimento > Rede Credenciada Brasil.
Veja, a seguir, o passo a passo para ter acesso aos prestadores - médicos, laboratórios e hospitais - que fazem parte da rede credenciada.
Rede Plus
A Care Plus também oferece a Rede Plus, uma exclusiva seleção de médicos que possuem diferenciação curricular, estrutura de atendimento e relacionamento único com a Care Plus.
Como acessar a Rede Plus: para buscar os profissionais da Rede Plus, acesse o site da Care Plus, faça o login na área do Beneficiário, acesse o menu Encontre um Credenciado > item Medicina. Na busca, selecione Mostrar Filtros Adicionais e marque a opção Rede Plus.
Alternativamente, contate seu consultor ou a Central de Relacionamento 24 horas para solicitar uma indicação.
Para realizar consulta na rede credenciada, escolha o profissional de sua preferência através do site www.careplus.com.br, central de relacionamento 0800.13.2992 ou do Consultor.
Assim que escolher o profissional, entre em contato diretamente com o estabelecimento para agendar sua consulta.
Compareça em sua consulta com sua carteirinha da Care Plus e um documento pessoal com foto. Você também pode baixar a carteirinha virtual pelo app da Care Plus.
Se não encontrar seu médico de confiança na rede credenciada da Care Plus, você pode indicá-lo para ser credenciado.
Para indicar um médico, acesse o ícone Beneficiário no site www.careplus.com.br, acesse o menu Informações da Rede Credenciada clique em Indique seu Médico e preencha as informações solicitadas.
Após recebermos a indicação, entraremos em contato com o médico para verificar seu interesse e, caso positivo, daremos início ao processo de documentação e qualificação do prestador para verificar se está de acordo com nossas premissas técnicas e de qualidade para credenciamento.
Você poderá acompanhar a situação de sua indicação acessando a Página do Beneficiário no Portal Care Plus > Seção Rede de Atendimento > Posição das Indicações.
Durante o atendimento em pronto socorro ou hospital da rede credenciada os profissionais envolvidos no primeiro atendimento caracterizado como de EMERGÊNCIA são ligados ao prestador.
Mas quando há necessidade da chamada de um especialista porque o médico do plantão entende que o quadro clínico assim o exige, é importante que o usuário ou familiar sempre questione se o médico acionado faz parte do CORPO DE RETAGUARDA e se vai atender via rede credenciada.
Essa informação é disponibilizada ou fica absolutamente clara, muitas vezes, somente quando o beneficiário recebe a conta dos honorários médicos na alta hospitalar, o que causa estranheza e por vezes dificuldades financeiras.
As equipes médicas são respaldadas pela alegação de que, ao entrar no hospital, foi assinado um termo de reconhecimento de despesas de honorários.
Se tiver dúvidas, antes de assinar a autorização, entre em contato com a Central de Relacionamento pelo 0800.13.2992.
É necessário assinar um formulário. Assine somente no dia, após o atendimento, e certifique-se do seu correto preenchimento, inclusive checando os lançamentos e as datas de sua realização. No caso de tratamentos com várias sessões, não aceite assinar antecipadamente. Ao assiná-lo você está concordando com a cobrança que o prestador fará junto à Care Plus.
Se perceber qualquer irregularidade ou se sentir incomodado com alguma solicitação que entenda ser inconveniente por parte de algum atendente, não assine o formulário. Entre em contato com a Central de Relacionamento Care Plus pelo 0800.13.2992e comunique a situação. Se preferir, registre o ocorrido via e-mail para o email qualidade@careplus.com.br com o assunto "REDE – REGISTRO DE ATENDIMENTO".
De qualquer forma, a cada pagamento de rede, a Care Plus envia para o e-mail registrado em seu cadastro todos os procedimentos lançados em cada formulário para a sua conferência e apontamento em caso de dúvida ou incorreção. É extremamente importante que você leia atentamente, registre se houver alguma dúvida ou irregularidade e, principalmente, mantenha seu cadastro atualizado.
É cada vez mais comum buscar ouvir mais do que um profissional para se sentir seguro quanto ao caminho a seguir no tratamento de sua saúde ou de seu familiar.
Esta atitude é perfeitamente natural, compreensível e saudável, pois permite que o paciente enfrente o tratamento mais confiante, já que qualquer procedimento cirúrgico ou tratamento terapêutico de alta complexidade implica em riscos.
Para atender a este tipo de demanda, a Care Plus disponibiliza equipes médicas da rede que podem receber os exames médicos, laudos e pareceres do médico assistente, sem a sua identificação, analisar e emitir um parecer complementar a respeito da indicação.
Caso entendam necessária uma análise presencial do paciente, os especialistas se colocam à disposição para fazê-lo e posteriormente para dividir com a sua equipe médica uma eventual opinião divergente.
Para acionar o serviço, é necessário contato com a Personal Assistance que atende a sua empresa, informando telefone e horário de contato para que a estrutura de Gestão Médica lhe faça uma ligação, informe-se sobre o seu caso e verifique qual é a equipe destacada para analisar o caso clínico.
O pedido médico é um documento pelo qual o profissional se responsabiliza, ou seja, ele atesta que em determinada data foram apresentados determinados sintomas pelo paciente que o levaram a uma hipótese de diagnóstico. Como esta hipótese diagnóstica pode mudar com o passar do tempo e a análise da cobertura é baseada nela, é necessário que conste a data na prescrição médica.
Além disto, é um documento que não pode ser alterado por ferir o Código de Ética Médica e, ao fazê-lo, qualquer outro profissional está ferindo o código profissional.
Sim. A equipe de Gestão Médica da Care Plus desenvolve um trabalho interno que busca dar agilidade ao processo de atendimento, mas que observa acima de tudo preservar o direito à privacidade e a confidencialidade dos dados clínicos do paciente.
Através deste serviço, os profissionais médicos da Care Plus acompanham os pedidos de autorização e prévias de reembolso solicitadas e quando necessário para agilizar o processo de resposta e esclarecer dúvidas relativas aos procedimentos, entram em contato com os profissionais médicos responsáveis pelo atendimento aos seus beneficiários.
Nos 60 dias que antecedem o parto, conforme apresentação dos relatórios do obstetra, dos laudos das ultrassonografias realizadas e dos resultados dos demais exames da parturiente e do feto, há a liberação, se justificada, de retornos semanais ao obstetra nos casos de gravidez de risco.
Para tal, há a necessidade de uma integração da equipe médica da parturiente com a equipe médica da Care Plus fornecendo as informações necessárias para análise.
1 ) Teste do pezinho
É um exame realizado para detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas ou infecciosas. Existem diversos tipos de teste do pezinho, no entanto, de acordo de com rol de procedimentos, é coberto pelo plano de saúde os testes abaixo, desde que o plano contratado tenha cobertura para despesas de parto:
Básico – TSH neonatal + fenilalanina + triagem neonatal de Hemoglobinopatias
Ampliado – TSH neonatal + 17 OH progesterona + fenilalanina + Tripsina imuno-reativa + triagem neonatal de Hemoglobinopatias
2 ) Alimentação para acompanhante
De acordo com a Resolução Normativa 262 da ANS, toda parturiente possui cobertura de alimentação oferecida pelo hospital para um acompanhante de escolha do paciente, bem como despesas com a alimentação durante:
3 ) Escolha do pediatra
Se está grávida e deseja conhecer diferentes pediatras para decidir qual deles atenderá seu bebê, poderá passar em consultas com diferentes pediatras tanto pela livre escolha (a partir do 3º trimestre) e solicitar o reembolso, como também poderá passar com diferentes pediatras pela rede credenciada.
Lembre-se do prazo considerado para retorno em consultas:
Para os planos que contemplam cobertura de vacinas preventivas, terão a cobertura para:
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) - estabelece a cobertura de sessões de psicoterapia ou psicologia por um ou mais profissionais da área da saúde mental, podendo ser realizado por psicológos, psiquiatras ou outros profissionais habilitados a prestar este tipo de atendimento. A ANS também estabelece a cobertura de sessões de terapia ocupacional e nutrição. . A definição da cobertura e, portanto, limites de sessões, se dá exclusivamente de acordo com o CID – Código Internacional de Doenças - definido pelo profissional que atende o paciente.
Abaixo as diretrizes da ANS para as coberturas mencionadas.
Sessão com fonoaudiólogo
1. Cobertura mínima obrigatória de 24 consultas/sessões, por ano de contrato, em casos que preenchem pelo menos um dos seguintes critérios:
2. Cobertura mínima obrigatória de 48 consultas/sessões, por ano de contrato, quando preenchido pelo menos um dos seguintes critérios:
3. Cobertura mínima obrigatória de 96 consultas/sessões, por ano de contrato, quando preenchido pelo menos um dos seguintes critérios:
4. Para os casos não enquadrados nos critérios acima, a cobertura mínima obrigatória é de 12 consultas/sessões, por ano de contrato.
Consulta com nutricionista
1. Cobertura mínima obrigatória, de 12 consultas, por ano de contrato, quando preenchidos pelo menos um dos seguintes critérios:
2. Cobertura mínima obrigatória de 18 sessões, por ano de contrato, para pacientes com diagnóstico de Diabetes Mellitus em uso de insulina ou no primeiro ano de diagnóstico.
3. Para todos os casos não enquadrados nos critérios acima, a cobertura mínima obrigatória é de 6 consultas/sessões de nutrição por ano de contrato.
Consulta/sessão com psicólogo
1. Cobertura mínima obrigatória de 12 consultas/sessões por ano de contrato quando preenchido pelo menos um dos seguintes critérios:
Consulta/sessão com psicólogo e/ou terapeuta ocupacional
1. Cobertura mínima obrigatória de 40 consultas/sessões por ano de contrato quando preenchido pelo menos um dos seguintes critérios:
Consulta/sessão com terapeuta ocupacional
1. Cobertura mínima obrigatória de 12 consultas/sessões, por ano de contrato, quando preenchido pelo menos um dos seguintes critérios:
Sessão de psicoterapia
1. Cobertura mínima obrigatória de 18 sessões por ano de contrato quando preenchido pelo menos um dos seguintes critérios:
Consulta com fisioterapeuta
1. Cobertura obrigatória de uma consulta de fisioterapia para cada novo CID apresentado pelo paciente, e consequente necessidade de construção de novo diagnóstico fisioterapêutico.
A Autorização prévia consiste na rotina de liberação de atendimento para a rede credenciada, dentro de procedimentos pré-estabelecidos e do envio de documentação necessária para análise por parte da Care Plus.
As autorizações possuem validade de 30 dias a contar da data de emissão. Após esse prazo, para atualizar as informações e solicitar a emissão de nova autorização ou revalidar a já emitida é preciso contatar a Central de Relacionamento 24 horas pelo 0800.013.2992.
Em alguns casos a renovação da senha pode ocorrer em até 24hs úteis, ou até ocorrer a necessidade da emissão de um novo pedido médico com validade de até 60 dias.
Não, grande parte dos serviços dispensa a necessidade do acionamento da Care Plus para sua utilização. Isto é informado no próprio contato com a Central de Agendamento dos prestadores credenciados, especialmente Laboratórios.
Procedimentos que não precisam de autorização prévia
Consultas, exames simples, atendimentos em pronto-socorro e emergências em hospitais são atendidos sem que haja nenhuma intervenção da Care Plus. Entretanto, é importante que você atente para a apresentação de sua carteirinha, sua identidade, principalmente, zele pela guarda do seu documento de identificação junto ao plano.
O que fazer caso seja necessário ter uma autorização prévia?
Alguns procedimentos, entretanto, necessitam por parte dos prestadores credenciados a confirmação de liberação e para tal é preciso que o beneficiário encaminhe à Care Plus algumas documentações simples, que se observadas no ato da consulta médica, facilitam muito o seu dia a dia e agilizam os processos de liberação.
Como encaminhar os de autorização prévia?
Há duas opções para encaminhar os pedidos:
1. Pelo site - www.careplus.com.br no menu Autorizações > Solicitação de Autorizações.
Serão respondidos em até 5 dias úteis da sua recepção. Se preferir, encaminhe pela Personal Assistance que atende a sua empresa.
O que fazer caso falte um documento?
A autorização fica disponível no site www.careplus.com.br . Caso haja alguma restrição ou falta de documento que inviabilize a emissão da autorização, o beneficiário será comunicado dentro de 5 dias úteis para que seja providenciado e reiniciada a contagem de prazo de análise.
Importante:
- Após recebermos a relação, orçamento e indicação dos 3 fornecedores de materiais especiais, o prazo de retorno é de 5 dias úteis
- No caso de uma cirurgia ser indicada para a junta médica, a Care Plus tem o prazo de 48 horas após a realização da junta médica para se posicionar. É importante aguardar a posição da junta antes de remarcar a cirurgia.
A seguir apresentaremos a melhor forma para obter a autorização prévia para cada procedimento e quais documentos são necessários, observando-se que a Care Plus pode, conforme o caso, solicitar informações ou relatórios, laudos de exames ou documentos complementares, se assim forem necessários à análise de cobertura ou enquadramento.
A autorização prévia para exames se aplica a um determinado grupo de exames considerados de alta complexidade ou cuja indicação clínica depende de análise do histórico do paciente, tipo de patologia investigada, se já houve exame anteriormente realizado, entre outros detalhes.
A Care Plus realizou um acordo com alguns prestadores para que seja agendada a realização de diversos exames sem a necessidade de solicitar autorização prévia, desde que obedecidas algumas questões básicas:
Localidade | Prestador | Todos os planos | Executivo I, II e SoHo 10 | Master, Master I, SoHo 12,16, 20, 60, 80, 120, 160, 200 e 300 |
São Paulo | Laboratório Lavoisier | Sim | Sim | Sim |
Laboratório Delboni Auriemo | Sim | Sim | Sim | |
Centro de Diagnósticos Brasil - CDB | Sim | Sim | Sim | |
Centro Diagnose do Sírio | Não | Sim | Sim | |
CURA – Centro de Ultra-sonografia e radiologia | Sim | Sim | Sim | |
OMNI CCNI Medicina Diagnóstica | Sim | Sim | Sim | |
Clube DA | Não | Não | Sim | |
Centro de Diagnose do Albert Einstein | Não | Não | Sim | |
Rio de Janeiro | Lâmina | Sim | Sim | Sim |
Bronstein | Sim | Sim | Sim | |
Club DA | Não | Não | Sim | |
Laboratório Felippe Mattoso | Não | Não | Sim | |
Campinas | Laboratório Ecocenter | Sim | Sim | Sim |
Clinical Center | Sim | Sim | Sim | |
Belo Horizonte | Laboratório Hermes Pardini | Sim | Sim | Sim |
* Todos os planos = Básico, Especial I, II, III, Executivo I, II, Master I e planos SoHo (06, 10, 12,16, 20, 60, 80, 120, 160, 200 e 300)
Alguns tratamentos, exames, medicamentos e cirurgias possuem indicação, segundo protocolos médicos internacionais – os "guidelines" – a partir de determinado estágio do tratamento do paciente ou tempo de acompanhamento profissional.
Alguns exemplos:
A informação, portanto, é extremamente importante para que a Care Plus garanta e vá adiante na análise de cobertura, seja ágil na resposta e se posicione sobre a emissão da autorização ou sobre a restrição técnica de cobertura.
A internação será encarada como particular, ou seja, toda a despesa ocorrerá pelo sistema de reembolso, inclusive a parte de diárias, despesas hospitalares, materiais, medicamentos e honorários da equipe médica. Isto não quer dizer que não haverá cobertura, mas significa que o beneficiário arcará com as despesas e deverá apresentá-las com os recibos e notas fiscais, relatórios e resultados de exames, ficando sujeito aos limites financeiros previstos no contrato de sua empresa.
Por isto, é importante que a internação seja comunicada imediatamente, quando de emergência ou antes de sua ocorrência para ser previamente autorizada.
A apresentação da lista de materiais é parte integrante do pedido médico da cirurgia e deve ser feita pelo usuário. É necessário solicitá-la no ato da indicação da cirurgia e da entrega da prescrição por parte do profissional.
A Care Plus necessita receber a listagem dos materiais para checar a cobertura de cada item, efetuar a negociação junto a vários fornecedores, obter o orçamento, contatar o médico e o Hospital pedindo sua autorização para uso de determinado fabricante e posteriormente obter do hospital a sua aprovação para compra.
Portanto, o encaminhamento da documentação completa e apoio do usuário ou de um familiar, são fundamentais para a obtenção de qualquer informação que agilize a resposta sobre a cobertura.
A esterilização voluntária está atrelada à Lei de Planejamento Familiar e, por isto, possui regras claras quanto ao prazo de 60 dias entre a manifestação formal do desejo, registrado em cartório para a realização do procedimento, a anuência mútua, expressa e documentada dos cônjuges e condições específicas de acesso.
Para garantir o cumprimento destes ritos, já que a notificação é compulsória e, se solicitada, a Care Plus é obrigada a dar vistas aos documentos, os postulantes a laqueadura e vasectomia precisam encaminhar junto aos recibos médicos, relatórios e notas de despesas hospitalares os seguintes documentos digitalizados: Relatórios e Notas de Despesas Hospitalares:
1. Certidão de Casamento ou Declaração de Convívio Marital ou Certidão de Nascimento de filhos em comum;
*Certidão de nascimento dos filhos só será solicitada se o solicitante for menor de 25 anos.
* Caso o solicitante não seja casado, mas tenha mais de 25 anos ou 2 filhos vivos, deverá nos encaminhar um documento escrito a próprio punho assinado, informando não ter relação afetiva no momento. A certidão só será obrigatória se realmente o solicitante for casado legalmente ou tiver uma relação de união estável.
2. Pedido médico;
3. Termo de Consentimento e Ciência assinado pelo(a) postulante e pelo(a) cônjuge, com firma devidamente reconhecida, declarando ciência e expressa anuência à realização do procedimento e dando vistas ao conhecimento dos riscos inerentes ao mesmo;
4.Relatório do profissional responsável pela avaliação psicológica do casal indicando não haver restrições quanto às suas condições de decisão acerca da realização do procedimento (somente no caso de vasectomia).
5. Relatório do casal se os 2 forem fazer, ou seja, a vasectomia e a laqueadura. Caso somente um faça, a avaliação psicológica é individual e não do casal.
Obs.: É vedada a realização de laqueadura tubária em mulheres durante os períodos de parto ou aborto, exceto nos casos de comprovada necessidade pelo médico solicitante.
Sempre que uma cirurgia tiver a utilização de ÓRTESES, PRÓTESES e MATERIAIS ESPECIAIS (OPME), o médico deve, durante o processo de autorização, justificar a indicação dos materiais e oferecer pelo menos 03 marcas de produtos de fabricantes diferentes, quando disponíveis, dentre aquelas regularizadas junto à ANVISA, que atendam às características especificadas.*
* Resolução 211, de 11 de Janeiro de 2.010, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e resolução 1956/2010, publicada pelo Conselho Federal de Medicina, na edição do Diário Oficial da União, de 25 de Outubro de 2010.
Ao indicar que o beneficiário passe por uma segunda opinião médica, composta por médicos renomados vinculados ou não à Rede Credenciada da Care Plus, o beneficiário tem a segurança de que o tratamento que está sendo solicitado por seu médico é de fato o mais adequado para seu caso; é uma segurança para todas as partes.
Ao indicar que o beneficiário passe por uma segunda opinião médica, composta por médicos renomados vinculados ou não à Rede Credenciada da Care Plus, o beneficiário tem a segurança de que o tratamento que está sendo solicitado por seu médico é de fato o mais adequado para seu caso; é uma segurança para todas as partes.
Como faço para conseguir autorização para:
A autorização prévia para EXAMES se aplica a um determinado grupo de exames considerados de alta complexidade ou cuja indicação clínica depende de análise do histórico do paciente, tipo de patologia investigada, se já houve exame anteriormente realizado, dentre outros detalhes.
Para solicitar uma autorização, é necessário enviar os documentos digitalizados por meio de algum destes procedimentos:
1. Pelo site www.careplus.com.br - no menu Autorizações > Solicitação de Autorizações.
Documentos necessários:
Prescrição médica ou odontológica original em nome do beneficiário emitida por profissional de especialidade reconhecida pelo CRM ou CRO, constando:
Importante:
Para solicitar uma autorização de cirurgia de esterilização voluntária (laqueadura e vasectomia), envie os documentos digitalizados para uma destas opções:
1. Site - www.careplus.com.br no menu Autorizações > Solicitação de Autorizações.
Documentos necessários:
1. Pedido médico que conste:
2. Certidão de Casamento ou Declaração de Convívio Marital ou Certidão de Nascimento de filhos em comum. *Certidão de nascimento dos filhos apenas se o solicitante for menor de 25 anos. *Caso o solicitante não seja casado, mas tenha mais de 25 anos ou 2 filhos vivos, deverá encaminhar para a Care Plus um documento escrito a próprio punho assinado, informando não ter relação afetiva no momento. *A certidão de casamento só será obrigatória se realmente o solicitante for casado legalmente ou tiver uma relação de união estável.
3. Termo de Consentimento e Ciência assinado pelo(a) postulante e pelo(a) cônjuge, com firma devidamente reconhecida, declarando ciência e expressa anuência à realização do procedimento e dando vistas ao conhecimento dos riscos inerentes ao mesmo.
*Necessita ser datado e reconhecido em cartório com 60 dias antecedência da data da realização do procedimento.
4. Relatório da consulta médica junto aos cônjuges ou ao postulante no caso de não haver relação conjugal em curso, sendo obrigatório constar o registro da data de sua realização e relato da comunicação dos riscos da cirurgia, possíveis efeitos colaterais, dificuldade de reversão e opções de contracepção reversíveis existentes.
5. No caso de vasectomia: relatório do profissional responsável pela avaliação psicológica do paciente indicando não haver restrições quanto às suas condições de decisão acerca da realização do procedimento.
6. No caso de laqueadura: não é necessária avaliação psicológica, apenas a apresentação das demais documentações.
Obs.: É vedada a realização de laqueadura tubária em mulheres durante os períodos de parto ou aborto, exceto nos casos de comprovada necessidade pelo médico solicitante.
Os documentos necessários fazem parte de uma exigência que está atrelada à Lei de Planejamento Familiar. Essa não é uma exigência/norma da Care Plus, mas temos que atendê-la, pois é uma notificação compulsória junto ao Estado.
Documentos necessários para DIU hormonal:
1. Pedido médico contendo:
2. Data de realização do procedimento;
3. Local a ser realizado o procedimento: ambulatorial ou internado?
4. Cópia dos exames pré-implante: USG.
Documentos necessários para DIU cobre:
1. Pedido Médico contendo:
Na indicação de alguma internação ou cirurgia, é necessário pedir que lhe seja entregue 2 pedidos/relatórios médicos, sendo um para que a equipe médica realize a cirurgia e outro para a internação hospitalar.
Na indicação de alguma internação ou cirurgia, é necessário pedir que lhe seja entregue 2 pedidos/relatórios médicos, sendo um para que a equipe médica realize a cirurgia e outro para a internação hospitalar.
1. Relatório médico contendo:
2. Laudos de exames que amparam a internação, o procedimento cirúrgico, o uso de materiais e a técnica adotada, contendo:
3. Em caso de cirurgia bariátrica, também enviar para a Care Plus
4. Em caso de cirurgia de coluna, também enviar para a Care Plus:
• Relatório médico comprovando pelo menos 6 meses de tratamento conservador – fisioterapia, RPG, Acupuntura ou outra
terapia não cirúrgica;
• Avaliação Complementar de Equipe Médica indicada pela Care Plus para análise e aprovação.
5. Em caso de cirurgia de restauração de mama, também enviar para a Care Plus:
• Laudo e imagem da mamografia, ressonância magnética ou ultrassonografia de mamas que indiquem a existência de
nódulos mamários ou calcificações;
• Laudo da biópsia do Anatomo Patológico da peça cirúrgica do Carcinoma in situ.
6. Em caso de ESTERILIZAÇÃO VOLUNTÁRIA, é necessário o envio de:
A documentação deve dar entrada 60 (sessenta) dias antes da data programada para a cirurgia
Importante: as autorizações (senhas) possuem validade de 30 dias a contar da data de emissão, podendo ser revalidada após este período.
O Protocolo Oficial de Obstetrícia define três exames de ultrassonografia obstétrica simples como padrão numa gestação, porém a Care Plus autoriza oito exames sem necessidade do envio da prescrição médica para analise de autorização prévia.
Até a 8ª Ultrassonografia obstétrica simples
Você deverá contatar a Central Care Plus através do telefone 0800.13.2992 com os seguintes documentos em mãos:
A partir do 9ª Ultrasson
Importante: No caso de outros procedimentos, como ultrassonografia morfológica, ultrassonografia obstétrica com Doppler, dopplerfluxometria, tococardiografia, dentre outros, a documentação será a mesma relacionada nos itens 1 e 2.
Quanto a autorização de atendimento, orientamos a contatar a Central de Relacionamento Care Plus com antecedência da data de realização do exame, para verificar se a liberação será conduzida através da Central de Relacionamento ou haverá necessidade do envio da prescrição médica para análise.
Documentos necessários
1.Relatório Médico indicando:
2. Laudos de exames que amparam a indicação – Anátomo Patológico da biópsia da peça extraída, ultrassonografia, mamografia, ressonância magnética ou tomografia computadorizada.
3. Relatório médico constando:
4. Para quimioterapia, é necessária a apresentação da prescrição médica constando:
Para solicitar uma autorização para estas terapias, envie os documentos abaixo digitalizados por e-mail ou pelo site:
1. Site - www.careplus.com.br no menu Autorizações > Solicitação de Autorizações.
Documentos necessários para fonoaudiologia
1. Pedido médico detentor de CRM ou relatório do fonoaudiólogo descrevendo que se trata da avaliação. Este documento deverá conter:
2. Se sessões forem necessárias, o próprio profissional fonoaudiólogo poderá emitir o relatório para análise e senha de autorização, contendo:
Documentos necessários para fisioterapia / RPG / aquaterapia
• Relatório médico com data com:
- Indicação clínica apontando a patologia, tempo de acompanhamento e a necessidade de tratamento;
- Tipo do tratamento indicado e quantidade de sessões previstas;
- Data e local previstos de sua realização;
- Laudos de exames que amparam a indicação – radiografias, ressonâncias magnéticas, audiometrias, dentre outros que servirem de base para a abordagem terapêutica;
- Quantidade de sessões necessárias.
Documentos necessários para acupuntura
• Relatório médico com data com:
- Indicação clínica apontando a patologia, tempo de acompanhamento e a necessidade de tratamento;
- Tipo do tratamento indicado e quantidade de sessões previstas;
- Data e local previstos de sua realização.
- Laudos de exames que amparam a indicação – radiografias, ressonâncias magnéticas, audiometrias, dentre outros que servirem de base para a abordagem terapêutica;
- O tratamento de acupuntura pode ser feito apenas por um médico.
Documentos necessários para solicitar novas sessões
No caso de fisioterapia, acupuntura e aquaterapia
A cada lote de 10 sessões, o paciente deverá encaminhar relatório emitido pelo Fisiatra ou médico ortopedista, em que conste:
Para RPG
As liberações ocorrerão com o numero máximo de 10* sessões por senha liberada, a partir da solicitação da 11ª sessão, será necessário apresentar:
1. Laudo de exame de imagem que comprove o diagnóstico;
2. Relatório médico contendo as seguintes informações:
• Diagnóstico ou CID;
• Justificativa para a prorrogação de sessões de RPG;
• Previsão de duração do tratamento com RPG.
* Entre a 5ª até a 10ª sessão, não será necessário pedir novo relatório médico, basta que o prestador de rede solicite autorização diretamente à Care Plus para outras 5 sessões. A partir da solicitação da 20ª sessão, será necessário um novo relatório médico e justificativa para prorrogação das sessões.
Obs.: É necessário que no pedido esteja a data inicial do tratamento.
Importante: as autorizações (senhas) possuem validade de 30 dias a contar da data de emissão, podendo ser revalidada após este período.
Para solicitar autorização para psicoterapia, terapia ocupacional ou sessões com nutricionista, é necessário encaminhar os documentos digitalizados por um dos seguintes meios:
Documentos necessários para terapia ocupacional
Solicitação de profissional com registro no CRM, constando CID 10 e/ou hipótese diagnóstica.
Documentos necessários para consultas com nutricionista
• Para autorização das primeiras 6 consultas/sessões, é necessário somente informar local e data de realização para análise.
• Para autorização de mais consultas/sessões, é necessário enviar o relatório do profissional médico (CRM) e/ou nutricionista (CRN) solicitante, constando CID-10 e/ou hipótese diagnostica.
Documentos necessários para psicoterapia / psicologia
Solicitação de profissional com registro no CRP, constando CID 10 e/ou hipótese diagnóstica e o seguinte documento de acordo com o CID informado:
Para as cidades de São Paulo, da região do ABC, Barueri, Osasco, Carapicuíba e Guarulhos no Estado de São Paulo e para a capital do Rio de Janeiro, a remoção exclusivamente entre hospitais, está disponível sob o Regime de Rede Credenciada. Isso acontece por meio de acionamento dos serviços contratados junto a empresas prestadoras de serviço pré-determinadas, desde que justificada pela ausência de recursos capacitados ao atendimento do paciente no hospital onde ocorreu a internação por meio da entrada sob regime pronto socorro, inclusive em relação a exames que venham a ser necessários durante a internação. Mesma situação se aplica nos casos em que o beneficiário estiver internado (sem alta médica) em um hospital não credenciado ou público. Ele terá direito à remoção para um hospital pertencente à rede que atende ao seu nível de plano.
Antes de aplicar uma vacina pela rede credenciada, é necessário solicitar uma autorização enviando o pedido médico digitalizado por e-mail ou pelo site:
O pedido médico é fundamental, pois algumas vacinas implicam em riscos para determinados grupos de pacientes – gestantes, autoimunes, dentre outros. Para aplicação de vacinas em crianças com até 12 meses de idade, não é necessária autorização prévia.
Importante:
De acordo com a RN 338, vigente desde 02/01/2014, todas as operadoras de saúde devem, diante de diretrizes pré-estabelecidas, fornecer aos beneficiários portadores de determinadas neoplasias, os medicamentos oncológicos orais – domiciliares em continuidade ou início de tratamento. Esses medicamentos serão previamente autorizados e então fornecidos em domicílio para os beneficiários solicitantes.
Documentos necessários:
Prazo
A solicitação será analisada em até 5 dias úteis e, caso se enquadre nas diretrizes estabelecidas pela ANS, será gerada uma senha de autorização onde o beneficiário estará ciente que sua solicitação foi analisada e o medicamento será entregue em até 72 horas úteis no endereço informado.
É importante ressaltar que os medicamentos oncológicos orais domiciliares cumprem diretrizes estabelecidas pela própria ANS, podendo o beneficiário não estar contemplado com a medicação caso sua patologia não esteja dentro dessas diretrizes.
Além de disponibilizar uma ampla Rede de Atendimento, a Care Plus efetua reembolsos de despesas médicas e/ou odontológicas realizadas pelos beneficiários em regime de livre escolha e de conformidade com as condições estabelecidas no contrato do plano ao qual o usuário está vinculado.
Desta forma, ao tomar conhecimento de que será necessária uma internação hospitalar com um médico ou em um hospital que não faz parte da rede credenciada, é importante que o beneficiário solicite sempre uma prévia de reembolso para ter conhecimento antecipado dos valores reembolsáveis, garantindo maior tranquilidade e segurança.
Para solicitar uma prévia de reembolso, é necessário enviar alguns documentos para a Care Plus pelo site:
Documentos necessários:
Importante:
Para mais informações sobre esse processo, entre em contato com a consultora de atendimento de sua empresa ou também com a Central de Relacionamento 24 horas pelo: 0800.13.2992.
Não. Qualquer despesa coberta pelo plano que possua direito a ressarcimento pode ter seu valor de reembolso calculado, desde que se apresente um orçamento da despesa, acompanhado de pedido médico e alguns documentos por tipo de cobertura.
Documentos necessários
Relatório médico que indique:
Relatório odontológico que tenha:
Para informação sobre valores de reembolso de consultas, não é necessário o envio de pedido médico para a emissão de prévia. Os valores, entretanto, serão apenas referenciais. Consulte ligando para Central de Relacionamento Care Plus: 0800.13.2992.
Para solicitar uma prévia de reembolso é necessário enviar à Care Plus pelo site:
Documentos necessários:
Laudos de exames e relatórios médicos precisam indicar:
Orçamento deve constar:
Importante:
Para mais informações sobre esse processo, entre em contato com a consultora de atendimento de sua empresa ou com a Central de Relacionamento 24 horas: 0800.13.2992..
Para solicitar uma prévia de reembolso de exames, é necessário enviar alguns documentos à Care Plus por e-mail ou pelo site:
1. Pedido médico contendo:
2. Orçamento contendo:
Prazo de análise (prévia de reembolso): até 5 dias úteis.
Validade do pedido médico: 60 dias para qualquer tipo de atendimento.
Para solicitação de prévia de qualquer terapia, é necessário enviar alguns documentos por e-mail ou pelo site:
Documentos necessários:
1. Pedido médico contendo:
Fonoaudiologia:
Acupuntura:
Para esse tratamento tanto a solicitação como a realização do tratamento somente pode ser feita por médico detentor de CRM.
Nutrição:
Para Prévia deverá encaminhar orçamento formal do profissional Nutricionista contendo o valor individual das sessões que serão cobradas no particular. Não se faz necessário encaminhamento médico.
Sessões de Psicologia e ou Psicoterapia:
A solicitação das sessões deve ser feita pelo psicólogo ou psicoterapeuta (CRP)
2. Orçamento contendo:
Para solicitações cujo CID informado dá direito a 40 sessões - relatório do médico.
Prazo de análise (prévia de reembolso): até 5 dias úteis.
Validade do pedido médico: 60 dias para qualquer tipo de atendimento.
Documentos e dados necessários:
Prazo de análise (prévia de reembolso): até 5 dias úteis.
Validade do pedido médico: 60 dias para qualquer tipo de atendimento.
Para solicitação de prévia para parto, é necessário enviar alguns documentos por e-mail ou pelo site:
Documentos necessários para elaboração da prévia:
É importante que o(a) obstetra indique no orçamento o custo e a equipe para parto normal e parto cesárea, pois pela Tabela da Associação Médica Brasileira há diferença na composição dos profissionais que atuam no apoio à gestante na sala de parto.
Profissional | Parto Normal | Parto Cesárea |
Obstetra | Valor específico * | Valor específico * |
1º. Auxiliar | 30% do valor do obstetra | 30% do valor do obstetra |
Instrumentador | 10% do valor do obstetra | Não previsto |
Anestesista | Valor específico * |
* Os valores de honorários do obstetra e do anestesista são diferentes de acordo com o tipo do parto.
Cálculo de reembolso
Além de disponibilizar uma ampla e qualificada rede de prestadores, serviço de emissão de prévia de valores reembolsáveis mediante envio de documentação por parte dos beneficiários, a Care Plus, atendendo a regulamentação em vigor, possibilita que sejam acessadas as condições de cobertura de cada plano, instruções sobre a forma como se efetuam os cálculos de reembolso, com exemplo e linguagem simples e link para tabela tabela de reembolso com os índices previstos para cada procedimento.
Esta facilidade está disponível na área logada de Beneficiário e RH do site Care Plus - www.careplus.com.br, menu Reembolso > Cálculo de Reembolso.
Metodologia de Cálculo de Reembolso
Os valores são calculados com base na codificação prevista na tabela de indenização para o procedimento, no múltiplo de indenização contratado para o plano e no valor de moeda saúde vigente à ocasião da realização do procedimento.
MS - Moeda Saúde
O valor monetário da moeda saúde vigente à ocasião do procedimento, em reais (R$).
Exemplo - Demonstrativo de cálculo (considerando plano com múltiplo de 8x e moeda 0,52).
Código | Descrição | ||
45020060 | HISTEROSCOPIA CIRÚRGICA COM RISSECTOSCÓPIO | ||
Código | Qtde. MS (CH) | Cálculo (8 x TI x MS) | Limite R$ |
CIRURGIÃO | 600 | 8 X 600 X 0,52 | R$ 2.496,00 |
AUXILIAR | 180 | 8 X 180 X 0,52 | R$ 748,80 |
ANESTESIA | 500 | 8 X 500 X 0,52 | R$ 2.080,00 |
INSTRUM. | 60 | 8 X 60 X 0,52 | R$ 249,60 |
TI - Tabela de indenização
Tabela de procedimentos, contendo os códigos e quantitativos de valores em moedas de saúde, valor monetário adotado equivalente ao CH (Coeficiente de Honorários), para fins de cálculo de reembolso no caso de uso de recursos em regime de livre escolha.
Além do site, a tabela também está disponível para consulta na sede da Care Plus, na Alameda Mamoré, 687 - 12º andar | Alphaville - Barueri - SP - CEP: 06454-040, ou através de consulta no Cartório de Registros de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica, localizado na Alameda Mamoré, 687 - 12º andar | Alphaville - Barueri - SP - CEP: 06454-040.
Em caso de dúvidas, solicitamos contatar o consultor de relacionamento responsável pelo atendimento de sua empresa.
Para as despesas com Fisioterapia e Acupuntura, serão aplicados para reembolso unicamente os limites por sessão estabelecidos na Cláusula de GARANTIAS do Contrato de Prestação de Serviços vigente, ficando expressamente revogada a disposição relativa a limites previstos em quantidades totais de sessões por ano de vigência.
Via web
Disponível para reembolso de fisioterapia, fonoaudiologia, acupuntura, psicoterapia, psicologia, escleroterapia, exames simples, nutricionista, terapia ocupacional e de alta complexibilidade, odontologia, próteses oculares (conforme garantia adicional contratada) , vacinas preventivas , contracepção (implante do DIU) medicamentos, além de consultas médicas eletivas.
A solicitação deve ser feita através do site Care Plus: www.careplus.com.br no menu "Reembolso" > "Solicitação de Reembolso".
Via internet do celular
O processo é bem simples! Basta acessar o site da Care Plus pelo seu aparelho smartphone e clicar em "Reembolso Mobile". Preencha as informações necessárias corretamente e finalize sua solicitação.
Via Nota Fiscal Eletrônica
Exclusivo para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Guarulhos/SP, Jundiaí/SP, São Bernardo do Campo/SP, Campinas/SP, Sorocaba/SP, Curitiba/PR, Belo Horizonte/MG e Porto Alegre/RS Salvador/BA Uberlândia/MG.
Os beneficiários devem solicitar o envio da Nota Fiscal Eletrônica pelo próprio prestador ou enviar diretamente para o e-mail nfe@careplus.com.br. Com o envio da NF-e, o beneficiário fica isento de enviar o documento original para Care Plus.
Através do E-mail
Os beneficiários devem solicitar o envio da Nota Fiscal Eletrônica através do próprio prestador ou enviar diretamente para o email: nfe@careplus.com.br. Com o envio da NF-e, o beneficiário fica isento de enviar o documento original para Care Plus.
Via App
Acesse o aplicativo Care Plus com o login e senha. No menu, clique em "Reembolso" e em seguida "Solicitação de Reembolso".
Via Certificado Digital
Disponível para beneficiários que possuam o Certificado Digital.
O envio é realizado via web e assinado de forma digital de acordo com a regulamentação que o torna verídica.
Sim! Obviamente, os valores de reembolso previstos crescem à medida que se incorporam prestadores hospitalares e laboratoriais de mais alto custo já que o valor cobrado pelos profissionais médicos segue uma lógica relacionada ao posicionamento destes prestadores especialmente nas grandes metrópoles.
Planos de acomodação enfermaria - são desenhados para utilização de uma rede credenciada, por isto privilegiam hospitais que contam com corpos clínicos próprios e profissionais cujos consultórios fiquem próximos aos hospitais. Mesma lógica se aplica aos laboratórios.
Planos que incorporam acomodação em apartamento - automaticamente levam a remuneração dos profissionais a uma regra diferenciada, de acordo com a tabela de indenização Care Plus, começando a dar acesso a reembolsos que vão aumentando gradativamente.
Planos conforme nível funcional - o valor de reembolso é definido e influenciado pela política de benefícios de cada empresa, que estratifica diferentes planos conforme o nível funcional – administração, supervisão, gerência, diretoria e presidência.
Para fazer uso do reembolso é preciso estar ciente de que haverá um desembolso inicial para ser reembolsado posteriormente, ou seja, é importante que o perfil do produto esteja adequado à sua capacidade de financiamento.
Os reembolsos via internet são válidos para fisioterapia, fonoaudiologia, acupuntura, psicoterapia, psicologia, escleroterapia, exames simples, nutricionista, terapia ocupacional e de alta complexidade, odontologia, próteses oculares (conforme garantia adicional contratada), vacinas preventivas, contracepção (implante do DIU), além de consultas médicas e odontológicas.
O prazo máximo para solicitação de reembolso é de 365 dias contados da data do evento, após o qual o mesmo não será passível de ressarcimento (ainda que passível de cobertura).
Os reembolsos são efetuados via TED ou DOC em conta corrente e comunicados por mensagem no celular, no email ou na página do beneficiário no site da Care Plus.
Obs.: Os reembolsos Care Plus ficam vinculados às coberturas e aos limites contratuais.
Verifique com a clínica após a sua consulta médica e odontológica se eles emitem a Nota Fiscal. Se emitirem, solicite a Nota Fiscal ao invés do recibo.
Os planos de saúde no Brasil, que inicialmente se dividiam claramente em SISTEMAS DE REDE e SISTEMAS DE LIVRE ESCOLHA TOTAL, fundiram os dois modelos e com isto, ao longo do tempo, houve a criação de algumas distorções, vícios e algumas armadilhas que devem ser evitadas.
Ao ofertarem o reembolso de consultas estipulando um limite de valor, as empresas oferecem aos seus colaboradores a possibilidade de acessar serviços médicos e odontológicos que podem ser parcialmente ou totalmente subsidiados. Concedem, portanto, o benefício de se pesquisar valores e optar por profissionais cujos custos podem se adequar ao limite previsto e nos casos em que seus custos são superiores, dão ao colaborador a opção entre assumir parte deste gasto como investimento pessoal com a sua saúde ou ainda buscar na rede referenciada uma equipe médica e odontológica.
Uma das distorções surgiu exatamente na oferta de determinadas facilidades para adequar o gasto ao orçamento sem se rever o seu valor, levando determinados profissionais a trabalhar de forma criativa com fornecimento de recibos e relatórios com enquadramentos inadequados, que permitiriam a cobertura, se os processos não fossem analisados ou auditados.
Essa prática, felizmente, é realizada por uma minoria de profissionais da área de saúde que, normalmente envolve o beneficiário, sem que o mesmo tenha sequer conhecimento do fato ou da dimensão dos seus atos já que se trata de um assunto sobre o qual não tem domínio, mas que é objeto de constante acompanhamento, levantamento, identificação e comunicação.
Alguns exemplos são importantes, pois são os que mais causam indicação de alguma irregularidade junto às empresas e merecem uma leitura atenta e que se divida com os dependentes, pois é comum recebermos despesas para reembolso e apenas intermediarmos a entrega dos documentos junto ao RH ou à consultora que atende à empresa.
Vejamos algumas situações irregulares:
Nos dias em que se fala tanto em ética nos negócios e ética concorrencial, várias empresas têm surpreendido colaboradores com desligamento ao se depararem com a comprovação de irregularidades como as que citamos acima. Elas não foram criadas. Foram fatos reais. E infelizmente, o custo foi o emprego de alguns chefes de família, em determinados casos por responsabilidade direta, e em outros porque seus dependentes agiram sem terem a real dimensão dos seus atos junto às empresas de seus cônjuges.
Conforme exigência da ANS através da Resolução Normativa No.117 de 30 de Novembro de 2005, e contrato da Care Plus, para pagamento de reembolso no caso de despesa acumulada no mês igual ou superior a R$ 10.000,00, será necessário o envio de cópia dos documentos abaixo do titular da conta cadastrada para o reembolso:
Observação: Para informações/dúvidas sobre o assunto, entre em contato com o (a) Consultor(a) de Atendimento na Care Plus.
O reembolso de despesas médicas e odontológicas é calculado de acordo com o plano vigente do beneficiário, obedecendo regras de cálculo e coberturas. Para que o reembolso seja processado, é necessário apresentar um discriminativo detalhado, com os itens utilizados (materiais, medicamentos, taxas, etc.), quantidades e valores individuais.
Na prática, é necessário lançar na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física a diferença entre o valor que foi apresentado para reembolso e o que foi efetivamente reembolsado. E deve caracterizar como despesa médica e odontológica de acordo com a Legislação Tributária vigente.
Importante - os documentos encaminhados para reembolso passam à posse da Operadora de Planos de Saúde, pois se constituem em despesas que são lançadas em sua contabilidade. Para fins de comprovação de Imposto de Renda, anualmente fica disponível na página do usuário em www.careplus.com.br o relatório das despesas não reembolsadas ou parcialmente reembolsadas.
Coparticipação - isto se aplica também à coparticipação, que é a recuperação de parte da despesa efetivamente paga pelo atendimento do beneficiário junto ao prestador de serviço da rede de atendimento ou do reembolso através da qual a empresa divide com o beneficiário parte das suas despesas com saúde. A coparticipação incide normalmente sobre despesas de consultas, exames e pronto socorro e é definida em valores fixos, em reais, para uso em rede, com um limitador máximo em percentual de 50% sobre a despesa e em percentuais no reembolso.
No reembolso, quando os estipulantes optam pelo desconto de coparticipação, a franquia é aplicada no ato da regulação de acordo com a porcentagem contratada/determinada.
A Care Plus paga a rede credenciada e processa mensalmente contra as empresas que possuem coparticipação aplicada em atendimentos de rede dentro da fatura mensal, um movimento dos valores que deverão ser descontados de seus funcionários. O valor é pago pelas empresas, que o descontam no holerite.
No reembolso a coparticipação é abatida quando ocorre a indenização.
Somente os produtos com previsão de coparticipação em internações hospitalares poderão adotar o mecanismo de coparticipação em internações psiquiátricas.
Independentemente da declaração de IR ser conjunta ou não, os reembolsos são pagos ao titular do plano, em sua conta, cadastrada com seu CPF.
Portanto, o informe de IRPF se refere aos pagamentos efetuados exclusivamente nessa conta.
Para a Receita Federal, o que vale para ressarcimento é a data em que o reembolso da despesa se deu e o excedente se configurou como direito a ser utilizado para fins de IRPF. Veja um exemplo para entender melhor:
Extrato do reembolso e comprovante de crédito efetuado pela operadora responsável pelo 1º pagamento, acompanhado das cópias autenticadas de:
Se a internação for eletiva, ou seja, houve um diagnóstico com indicação de uma cirurgia permitindo que seja agendada a internação e o prévio conhecimento do que vai ser realizado, é mais do que natural que se solicite ao cirurgião um orçamento dos honorários da equipe.
Enviando à Care Plus os documentos abaixo, em 5 dias úteis será disponibilizada no site da Care Plus uma prévia dos valores máximos reembolsáveis, o que lhe permitirá negociar os valores caso sejam superiores àqueles que seu plano reembolsa. Ou ainda se programar no caso de não haver uma sensibilização por parte da equipe e até mesmo solicitar a indicação de profissionais de referência da rede por parte da Care Plus.
Documentos necessários para elaboração da prévia
Laudos de exames e relatórios médicos que indiquem:
Orçamento constando:
Lista de próteses, órteses e materiais a serem utilizados.
Se a internação for eletiva, ou seja, houve um diagnóstico com indicação de uma cirurgia Se está gestante e deseja conhecer diferentes pediatras para decidir qual deles atenderá seu bebê, poderá passar em consulta com diferentes pediatras pelo livre escolha a partir do 3º trimestre.
É importante ressaltar que no caso de livre escolha, deverá ser respeitado o intervalo contratual (Retorno consultas: 16 dias).
Materiais necessários para regulação reembolso de:
Obs. 1: Recibos e notas fiscais devem ser apresentados de acordo com o prazo contratual de cada empresa. Se forem apresentados fora do prazo, não serão reembolsados.
Obs. 2: Para alguns casos específicos, como aqueles que passam por auditoria médica ou quando o exame é um anátomo patológico, poderão ser solicitadas documentações extras.
Cópia do prontuário médico ou autorização do beneficiário para seu acesso junto ao hospital;
Recibo/Nota fiscal original quitados discriminando por códigos de procedimentos; por função exercida pelo profissional no ato ; valor individual ou anexo indicando esses.
Declaração da ocorrência no caso de atendimento por acidentes e boletim de ocorrência nos casos em que o atendimento seja decorrente de atos de terceiros.
Obs. 1: Recibos e Notas Fiscais devem ser apresentados de acordo com o prazo contratual de cada empresa. Se forem apresentados fora do prazo não serão reembolsados.
Obs. 2 Caso não tenha ocorrido solicitação de prévia/autorização, é necessário o envio da cópia dos laudos de exames correlacionados ao diagnóstico.
Cópia do prontuário médico ou autorização do usuário para seu acesso junto ao hospital.
Nota fiscal original com anexo indicando:
Para o reembolso de despesas hospitalares, serão adotados como parâmetros os valores de:
Antes de qualquer registro é importante esclarecer que, por se tratar de um processo ligado a uma internação que se pressupõe que tenha sido previamente autorizada, a análise do reembolso de Honorários Cirúrgicos será confrontada com a Autorização de Internação junto aos prestadores da rede credenciada e a prévia de reembolso, se emitida. Havendo discrepâncias será solicitado esclarecimento ou documentação complementar.
Documentos necessários
Para Honorários Cirúrgicos
Relatório médico indicando:
Para Honorários Clínicos:
Relatório médico do cirurgião indicando:
Recibo/Nota fiscal constando:
Qualquer que seja o documento fiscal apresentado, o mesmo deverá ser ORIGINAL e conter nome do paciente e carimbo com nome e especialidade de cada profissional,CRM e CPF;
Laudos de exames que ampararam a internação, o procedimento cirúrgico e a técnica adotada;
Boletim de ocorrência e/ou relato dos fatos ocorridos nos casos de acidentes;
Honorários de procedimentos dermatológicos devem ser acompanhados de relatório indicando quantidade, tamanho, local e agravante das lesões e, nos casos apontados pela CARE PLUS, laudo dos exames que justificaram a indicação do ato cirúrgico ou tratamento, bem como o resultado do anatomopatológico quando da extração de cistos, nódulos ou qualquer peça cirúrgica.
Visitas hospitalares no período de internação é passível de reembolso se comprovado atuação a UMA VISTA HOSPITALAR por dia, por especialidade. Para informações sobre o seu plano, entre em contato com o Consultor de Atendimento.
Visita hospitalar no pós operatório, realizada pelo cirurgião ou membro da sua equipe, não está passível de reembolso , em razão ao disposto de que no período de internação decorrente do Parto/Cirurgia já indenizados, estão incluídas nos índices atribuídos ao procedimento, até o 15º dia, não cabendo, portanto, reembolso de honorários de visita hospitalar nesse período. Em caso de dúvidas, entre em contato com o consultor de atendimento da Care Plus ou com o R.H. de sua empresa.
Recibo ou nota fiscal constando:
Prazo considerado para retorno em consultas:
Obs.: Caso o prestador emitente do recibo de despesas de atendimento esteja inscrito no Cadastro de Contribuinte Municipal no regime de emissão obrigatória de Nota Fiscal de Serviços, será necessário apresentar uma Nota Fiscal; neste caso, um recibo não será aceito para reembolso das despesas.
Obs.: Consulta com GENETICISTA, necessário relatório médico
Obs.: Consulta pré-natal com intervalo inferior a 16 dias é necessário o envio de relatório médico com a idade gestacional a partir das 36 semanas.
Obs.: Consulta com ENFERMEIRA OBSTETRIZ não passível de reembolso.
Obs.: Consulta domiciliar não é passível de reembolso.
Obs.: Consulta realizada durante a quarentena a partir de 23/03/2020 , informar no documento fiscal ou no protocolo da solicitação de reembolso gerado via WEB , se o atendimento foi presencial ou remoto/virtual. Na hipótese de atendimento remoto/virtual expor a tecnologia utilizada.
As regras para esterilização são as mesmas para reembolso e autorização, no que se refere à legislação documental. Para reembolso, é necessário que seja encaminhado, além dos documentos abaixo, o recibo/nota fiscal e o relatório médico informando o procedimento realizado e a equipe médica (nome completo, CRM e atuação).
A esterilização voluntária está atrelada à Lei de Planejamento Familiar e por isto possui regras claras quanto ao prazo de 60 dias entre a manifestação formal do desejo, registrado em cartório para a realização do procedimento, a anuência mútua, expressa e documentada dos cônjuges e condições específicas de acesso.
Para garantir o cumprimento destes ritos, já que a notificação é compulsória e, se solicitada, a CARE PLUS é obrigada a dar vistas aos documentos, os postulantes a LAQUEADURA E VASECTOMIA.
Obs.: É vedada a realização de laqueadura tubária em mulheres durante os períodos de parto ou aborto, exceto nos casos de comprovada necessidade pelo médico solicitante.
Para os postulantes ao reembolso de despesas relativas ao implante do dispositivo intra-uterino (DIU) de cobre – TCU380, DIU de cobre multiload ou DIU hormonal mirena, são necessários os seguintes documentos:
Relatório médico indicando data dos exames pré-implante, indicação clínica (CID-10) e a data do implante;
Recibo médico original, desmembrando o custo do procedimento e da consulta médica;
Nota fiscal original e quitada da aquisição do DIU, com identificação do modelo, tipo e nome do fabricante e valor pago pela paciente.
O termo de consentimento não é mais critério de exigência no reembolso para o implante de DIU hormonal, assim como o de COBRE.
Os reembolsos das despesas com quimioterapia, radioterapia e de diálise e hemodiálise devem ser feitos dentro da verba limite anual ou dos valores estabelecidos no plano contratado, inclusive medicamentos adotados no ato de sua realização e os adjuvantes no caso de quimioterapia.
Documentos necessários:
Após realizar o tratamento de fisioterapia, fonoaudiologia e acupuntura em um prestador que não faz parte da rede credenciada da Care Plus, envie os recibos/notas fiscais originais e os documentos necessários para a Care Plus.
Os reembolsos serão feitos dentro dos valores estabelecidos no plano contratado, que poderão ser obtidos com a solicitação de uma prévia de reembolso.
Documentos necessários para fonoaudiologia:
Documentos necessários para fisioterapia/ RPG/aquaterapia
Documentos necessários para acupuntura
Obs. 1: Recibos e notas Fiscais devem ser apresentados em até 365 dias a contar a partir da data de realização do procedimento. Se forem apresentados fora deste prazo, não serão reembolsados. de CRM).
Obs. 2: SESSÃO realizada durante a quarentena a partir de 23/03/2020 , informar no documento fiscal ou no protocolo da solicitação de reembolso gerado via WEB , se o atendimento foi presencial ou remoto/virtual. Na hipótese de atendimento remoto/virtual expor a tecnologia utilizada.
Para solicitar reembolso para psicoterapia, terapia ocupacional ou sessões com nutricionista, envie para a Care Plus os Recibos/ Notas Fiscais originais mais os documentos necessários, abaixo relacionados.
Psicoterapia/ Psicologia, além do contrato com a empresa, têm Diretrizes de Utilização da ANS determinadas no Anexo II da Resolução Normativa 428/17.
Nutrição, além do contrato com a empresa, têm Diretrizes de Utilização da ANS determinadas no Anexo II da Resolução Normativa 428/17.
Recibos e/ou notas fiscais do tratamento, assinatura do dentista (com carimbo), CRO, CPF ou CGC, nome do paciente, descrição individual (com valores) e detalhada (dentes, faces e/ou áreas) dos procedimentos executados. Para as especialidades de Endodontia, Cirurgia, Prótese e Implante, é necessária a apresentação de radiografias iniciais e finais. Para exames de radiologia, é obrigatória a apresentação do pedido do dentista solicitante.
Para solicitação de reembolso, é necessário encaminhar a nota fiscal/recibo com os valores individuais de cada vacina aplicada, além de:
Os contratos da Care PLus só preveem remoção sob o Regime de Livre Escolha (reembolso), exclusivamente entre hospitais, respeitada a verba contratada e desde que justificada por patologia coberta, comprovada com relatório médico e laudo de exames, quando necessário.
Para a análise de reembolso, será necessário o relatório médico focando a patologia e o quadro clínico do paciente na ocasião da remoção, bem como a via original do comprovante (nota fiscal e recibo) do gasto realizado e itinerário.
Observadas as características de cada contrato, as exclusões abaixo observam pontos genéricos da operação Care Plus:
As fraudes globais em sistemas de saúde atingem anualmente US$ 800 bilhões e já são cem vezes maiores do que os crimes cometidos contra sistemas financeiros. Entre os crimes mais comuns estão a falsificação de recibos de consultas, exames e cirurgias. Também figuram entre as principais fraudes o superfaturamento de procedimentos hospitalares e declarações falsas sobre utilização de equipamento, materiais ou medicamentos ora utilizados.
As fraudes globais em sistemas de saúde atingem anualmente US$ 800 bilhões e já são cem vezes maiores do que os crimes cometidos contra sistemas financeiros. Entre os crimes mais comuns estão a falsificação de recibos de consultas, exames e cirurgias. Também figuram entre as principais fraudes o superfaturamento de procedimentos hospitalares e declarações falsas sobre utilização de equipamento, materiais ou medicamentos ora utilizados.
A Care Plus a fim de ampliar o escopo e intensificar a gestão dos recursos de seus clientes, passando pelo processo de regulação das solicitações de autorização, reembolso e prévia de reembolso, criou uma área dedicada ao assunto que, além da apuração de denúncias, visa identificar as ocorrências de fraudes aplicando, quando necessário, medidas administrativas junto aos órgãos competentes.
Saiba como evitar a utilização indevida de seu plano, protegendo seus direitos e os recursos de sua empresa.
Exemplos de fraude
Se presenciar algum dos exemplos citados acima, entre em contato com a Care Plus pelo seu consultor, corretor ou Central de Relacionamento. Se preferir, utilize nosso canal de denúncias eletrônico clicando aqui.
Central de Relacionamento 24 horas: 0800-13-2992
Beneficiários Care Plus possuem direito a 1 (um) acompanhante, maior de idade, na sala de preparo.
A Care Plus entende o quanto é importante o desenvolvimento de um vínculo de confiança do paciente com o(a) profissional que será responsável por cuidar de sua saúde em todos os níveis, seja no aspecto clínico e de diagnose, na indicação da abordagem terapêutica ou medicamentosa, ou ainda da eventual intervenção cirúrgica que se faça necessária.
O ideal é iniciar esta busca por um clínico geral, que é o médico generalista capaz de identificar que tipo de especialista é adequado para acompanhar seu quadro, se necessário, e lhe prestar a melhor atenção e dedicação ao seu caso.
A rede Care Plus conta com um bom volume de prestadores e, caso queira, disponibilizamos um suporte para identificar algum que se encaixe nas suas necessidades específicas.
Gestão Médica
Na hora de buscar uma especialidade, é importante identificar a sua necessidade clínica e, para lhe ajudar, colocamos à disposição a área de Gestão Médica junto à qual você pode detalhar seu quadro de saúde e. Com base nisto, a Care Plus lhe sugerirá inicialmente três profissionais, com formação específica voltada ao seu caso para que você possa se consultar.
Para acessar este serviço, encaminhe um e-mail para gestaomedica@careplus.com.br ou contate diretamente um de nossos profissionais pelo telefone (11) 4197-9020 Outra opção é acionar um dos Consultores de Atendimento que atende sua empresa.
A rede Care Plus é composta por hospitais, laboratórios, clínicas e equipes médicas de referência focadas na qualificação técnica e na capacidade de cada um dos envolvidos no cuidado com sua saúde. Mas o uso adequado do plano de saúde vai além da qualificação de sua rede.
A análise das Pesquisas de Satisfação realizadas junto aos beneficiários Care Plus demonstra que a grande parte dos transtornos relatados poderia ser evitada mediante maior conhecimento sobre as dinâmicas que envolvem seu plano de saúde.
Conheça melhor seu plano!
Em muitos casos, utiliza-se um serviço que demanda maior dedicação de tempo para obtenção de autorizações, documentações complementares por desconhecimento da existência de outras facilidades, de equipes médicas de referência, por falta de conhecimento acerca dos canais aos quais se pode recorrer ou por supor a aplicação de regras de atendimento que não existem.
Para tentar minimizar este quadro e manter seus beneficiários sempre informados sobre seus direitos e deveres em relação ao seu plano, a Care Plus busca oferecer dicas importantes para auxiliar na gestão da própria saúde.
Em caso de dúvida acione os canais de relacionamento Care Plus:
Ou as consultoras que atendem à sua empresa, ou pelo e-mail:
Torne o contato com o profissional médico, durante a consulta, um momento de troca de informações e esclarecimento de todas as dúvidas que tiver sobre seus sintomas, suas preocupações, dificuldades e, principalmente, não deixe de relatar todo seu histórico de saúde e doença, e também de sua família.
Pequenos detalhes a respeito do seu dia a dia, seus hábitos, exames realizados, medicamentos que tomou ou faz uso eventualmente e mesmo doenças que acometeram seus pais e avós são muito importantes, podendo determinar riscos e a forma como o seu problema de saúde, se houver, será diagnosticado, e, principalmente, não saia da consulta se ficar com alguma dúvida, nem deixe de perguntar sobre algum medicamento que lhe for receitado, exame, tratamento ou cirurgia que lhe forem prescritos, inclusive se tiver algum questionamento sobre a sua necessidade.
Durante uma consulta médica, é frequente que os pacientes ou o próprio médico desviem do assunto em questão e discutam pontos não tão importantes para o esclarecimento da doença.
Por isso preparamos algumas orientações para que você possa aproveitar melhor o tempo que passa com os médicos.
Consultar um médico significa obter informações a respeito de algum problema de saúde. Você será questionado sobre uma série de coisas e deve dar as respostas bem objetivas e sinceras sobre o problema em questão. Veja algumas dicas para uma boa consulta no próximo tópico.
Evite chegar atrasado. Você certamente estará atrapalhando outras pessoas. Da mesma forma, chegar muito adiantado também poderá causar transtorno nas acomodações e horários de funcionamento do consultório. Programe-se para chegar na hora marcada.
O acompanhante só é necessário caso possa dar informações úteis sobre o paciente. Do contrário, pode haver até certo constrangimento na presença de acompanhantes não familiarizados com o problema.
Procure fazer um resumo do seu problema antes da consulta. Coloque os fatos em ordem cronológica, do início do quadro de sintomas até o dia da consulta. Se possível, escreva para não esquecer.
Anote todos os medicamentos que você toma habitualmente ou tomou durante o período em que esteve adoentado, mesmo se, aparentemente, não tenham relação com o quadro. É importante, se possível, levar consigo as receitas destes medicamentos.
Leve todos os exames relacionados à sua doença atual. Nunca jogue fora exames antigos, mesmo os que tiverem resultados normais. É muito importante saber que, naquela época, você estava bem. Assim, o médico pode ter uma ideia aproximada da época de instalação da doença.
Esclareça todas as suas dúvidas na consulta. Se precisar, anote o que o médico lhe disse, assim não precisará telefonar e perguntar o que já foi discutido e também poderá manter sempre perto de você para tirar alguma dúvida.
O resultado do tratamento depende de você, de suas informações, de sua dedicação em tomar a medicação e dos cuidados recomendados.
Ao escolher o(a) profissional médico(a) que irá cuidar de sua saúde, é importante estabelecer um canal de comunicação que lhe permita esclarecer dúvidas e acionar no caso de eventualidades ou emergências. Não deixe de pedir seu celular, telefone de emergência e e-mail para contato.
A relação médico/paciente não deve se restringir ao ambiente do consultório e demanda atenção nos casos de emergência que surjam. É comum os especialistas disponibilizarem telefones de emergência. Não se acanhe em solicitar e manter em sua agenda do celular, na agenda do escritório e junto aos seus familiares para alguma necessidade.
Se a indicação para o procedimento for prescrito por profissional da rede credenciada habilitado para sua realização, todas as despesas com os seus honorários diretos da cirurgia serão suportadas pela Care Plus. Além disso, não haverá necessidade de emissão de prévia de reembolso para honorários, pois este profissional, neste caso faz parte da rede e está contratado para tal.
Cobrança de eventual diferença de valor
Se houver solicitação, por parte do prestador, de cobrança de eventual diferença de valor ou sinalização da não
contratação para atendimento ao procedimento cirúrgico, contate imediatamente a Care Plus através da Central de
Atendimento, enviando um e-mail para qualidade@careplus.com.br com o
assunto "CIRURGIA - REGISTRO DE RECLAMAÇÃO" ou ligando para a Central de Relacionamento 24 Horas.
Profissional para complementar diagnóstico
Outra situação que precisa ser observada é a eventual necessidade da busca de profissional que complemente o
diagnóstico, tratamento ou mesmo atue na cirurgia indicada para a qual o credenciado não possua habilitação ou
entenda necessitar de profissional de maior experiência. É importante contatar a Care Plus e sinalizar para que a
Gerência Médica o contate e coloque à sua disposição.
Guarde sempre os exames anteriores, seus laudos e imagens. Se não quiser manter em papel devido ao volume, já é possível acessar o site de todos os grandes laboratórios e consultar o histórico com a senha pessoal que lhe é entregue no ato da sua realização. Esta senha deve ser guardada e utilizada sempre que for a uma consulta para acesso ao banco de dados.
Os seus exames anteriores são ferramentas importantes para seu médico "mapear" seu passado e entender como anda sua saúde, pois permitem comparar, inclusive, a evolução dos resultados de um mesmo exame ainda que solicitado por outros profissionais.
Importante: os exames já realizados e receitas médicas prescritas por outros profissionais devem ser relatados a qualquer profissional que está sendo visitado, pois ajudam na determinação do melhor tratamento e inclusive evitam a medicação equivocada ou conflitante com algum remédio que outro profissional já prescreveu.
A interação medicamentosa é um dos campos da medicina mais importantes a ser considerado na hora da indicação de um tratamento.
Os resultados, laudos e as imagens dos exames devem ficar sempre com o paciente, pois fazem parte de seu histórico pessoal e são ferramentas importantes para a gestão de sua saúde. Para que os profissionais da saúde tenham acesso a todo histórico dos exames por eles prescritos para seus pacientes, os laboratórios disponibilizam acesso remoto com a senha pessoal atrelada a seu CRM e, por isso, não é necessário que seus exames fiquem junto com seu prontuário na clinica, consultório ou hospital. Exija sempre que seus sejam entregues.
Algumas especialidades médicas trabalham com a mesma gama de exames para realizar a avaliação das condições clínicas do paciente. Entretanto, ao consultar mais de um profissional de áreas diversas, o beneficiário acaba não se atentando a isto e, por não ter o hábito de levar consigo os exames realizados, acaba repetindo exames cujos resultados estão dentro da faixa de validade considerada útil pelos próprios laboratórios e aceita pelos médicos. Isto acaba onerando o custo da saúde e consequente os gastos de sua empresa com o benefício, que poderiam ser alocados com a concessão de novos serviços e coberturas.
Veja este exemplo: Ginecologistas, Cardiologistas e Endocrinologistas prescrevem os mesmos exames de patologia clínica e hormônio e seus resultados têm uma janela de validade de até 180 dias.
Por isto, divida sempre a informação do que já lhe foi prescrito com o seu médico e evite repetir exames sem necessidade, inclusive os realizados no eventual atendimento de pronto-socorro após o qual a busca de um clínico deve ser o caminho natural para qualquer usuário.
Beneficiários dos planos Executivo II, Master e Master I residentes nas localidades abaixo contam com o serviço de coleta de exames laboratoriais, em casa ou no escritório, com a comodidade de fugir dos congestionamentos, segurança e maior integração com seus familiares, já que permite agendar a coleta nas primeiras horas do dia, inclusive aos sábados.
Para agendar a coleta, basta ligar a central dos laboratórios indicados abaixo com o pedido médico e a carteirinha em mãos e se informar sobre os preparos necessários para cada exame e se certificar se o local de sua residência ou escritório é atendido pelo serviço.
A prescrição médica precisa ter o nome completo do paciente, o nome dos exames a serem realizados e a hipótese diagnóstic, deve ser assinada e datada (emitida com no máximo 60 dias) e conter a especialidade, assinatura e carimbo legível com nome e CRM do médico.
Localidade | Prestador | Agendamento |
Grande São Paulo e ABC | Laboratório Delboni Auriemo (a partir de Executivo II) | (11) 3049.6999 |
Cidade de São Paulo | Centro de Diagnósticos Brasil (CDB) | (11) 5908.7222 |
ALTA – Excelência Diagnóstica | (11) 3003-5554 | |
Salomão & Zoppi | (11) 5576.7878 | |
Laboratório Sírio Libanês | (11) 3394.0800 | |
Santos, Guarujá, Praia Grande e São Vicente | Laboratório Delboni Auriemo | (13) 4004.6999 |
Cidade do Rio de Janeiro | Laboratório Bronstein | (21) 2227.8080 |
Laboratório Labs Cardiolab | (21) 2538.3604 | |
Laboratório Richet | (21) 3184.3000 |
A dificuldade em conciliar a agenda das necessidades básicas de saúde com a rotina de trabalho e dos profissionais médicos acaba fazendo com que o pronto-atendimento ou pronto-socorro seja utilizado para atendimento de casos que não se caracterizam como emergência ou urgência. Por isto, é importante entender o que caracterizam esses casos:
• Urgência- é uma ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata.
• Emergência- é uma constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato.
Não deixe de procurar o Pronto Socorro em caso com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata, como quedas, fraturas, acidentes, infarto do miocárdio e infecção grave.
Quando evitar o pronto-socorro:
Evite ir ao Pronto Atendimento se o objetivo é realizar consultas, exames eletivos, continuidade a tratamentos ou ainda busca por um profissional para ser o seu médico de referência, pois, neste caso, o indicado é procurar um especialista e agendar uma visita eletiva em seu consultório médico.
Abaixo indicamos alguns exemplos de exames e terapias que não devem ser realizados no pronto-atendimento, por não serem determinantes para a resolução de casos emergenciais.
Importante: mantenha atualizada sua agenda de consultas médicas regulares e retorno com pediatras, ginecologistas e clínicos gerais, além dos especialistas que são os responsáveis por cuidar da saúde preventiva, diminuindo desta forma, visitas desnecessárias a pronto-atendimentos e/ou pronto-socorros.
Sempre que um procedimento cirúrgico necessitar da utilização de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME), o médico solicitante deve justificar a indicação dos materiais e indicar três opções de marcas (fabricantes) diferentes que atendam às características especificas de cada material, conforme parecer do Conselho Federal de Medicina (CFM). Estas marcas devem estar devidamente registradas e regularizadas junto à ANVISA.
Ao indicar que o beneficiário passe por uma segunda opinião médica, composta por médicos renomados vinculados ou não à Rede Credenciada da Care Plus, o beneficiário tem a segurança de que o tratamento que está sendo solicitado por seu médico é de fato o mais adequado para seu caso. É uma segurança para todas as partes. No geral, 89% dos beneficiários demonstram satisfação com o atendimento do médico que realiza a segunda opinião.
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