A vida moderna, o estresse, longas jornadas de trabalho e os maus hábitos contribuem para a diminuição da fertilidade masculina.

Apesar dos homens poderem gerar um filho a vida inteira, a dificuldade de ter filhos é mais comum que se imagina.

Estima-se que de cada 6 casais, pelo menos 1 terá dificuldades para engravidar. E nem sempre a mulher é a principal responsável pelo problema.

Estima-se que em 30% dos casos, o problema está no homem.

De acordo com um estudo feito pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC- FMUSP), a poluição é uma das principais causas de infertilidade masculina. A razão é que o ar poluído aumenta a concentração de radicais livres no sangue, o que impacta em uma menor produção de espermatozoides. Consumo excessivo de bebida alcoólica e de gordura saturada também prejudicam a fertilidade nos homens.

Por isso, levar uma vida saudável é fundamental para preservar a fertilidade e garantir a possibilidade de gerar um filho.

Adote uma alimentação saudável

Uma pesquisa realizada na Dinamarca mostrou que homens que consumiam menos gordura saturada tinham uma maior contagem de espermatozoides. Aumente o consumo de frutas, verduras, legumes, peixes, carnes magras, grãos integrais e reduza a ingestão de alimentos gordurosos, frituras, carnes gordas, açúcar e sal.

Controle o peso

Homens obesos também apresentam menor contagem de espermatozoides, além de problemas na movimentação dessas células, o que dificulta a fecundação. Uma boa alimentação e a prática regular de atividades físicas contribuem para manter o peso e a fertilidade.

Pare de fumar e evite álcool

O cigarro não causa apenas câncer de pulmão! Ele também afeta a fertilidade masculina, uma vez que diminui a produção e a qualidade dos espermatozoides. O álcool tem o mesmo efeito, portanto evite beber em excesso. E lembre-se: não existe dose segura.

Cuidado com anabolizantes

Além de serem substâncias proibidas no Brasil, produtos com altas doses de testosterona podem interromper a produção dos espermatozoides.

Use camisinha

Algumas doenças sexualmente transmissíveis podem causar infertilidade. Portanto, lembre-se de usar o preservativo em todas as relações sexuais.

Durma bem

Poucas horas de sono podem influenciar na produção dos hormônios necessários para manter a fertilidade. Procure dormir de 6 a 8 horas por dia.

Gerencie seu estresse

O estresse crônico pode causar diversos problemas de saúde e impactar na fertilidade masculina. Portanto, encontre maneiras de aliviar o estresse, pratique um esporte, encontre um hobby e tenha mais momentos de lazer.

 

Veja mais dicas de saúde no Blog Care Plus!