Com a chegada do verão e as férias escolares, as crianças ficam animadas para curtir a praia e piscina. Por isso, nesse período é necessário redobrar os cuidados com as crianças para evitar queimaduras solares, desidratação e até problemas mais sérios.

No período de calor intenso, há maior vontade em realizar atividades ao ar livre e na água, no entanto, as crianças precisam de cuidado especial. Isso porque a pele delas é mais fina e sensível, o que faz com que sejam mais suscetíveis aos raios solares e os danos decorrentes da exposição ao sol.

Considerando a importância dos cuidados com as crianças no verão, a Sociedade de Pediatria de São Paulo, todos os anos, realiza a campanha Janeiro Bronze visando conscientizar a população.

A campanha Janeiro Bronze alerta a comunidade médica e a população em geral sobre os cuidados necessários para proteger as crianças dos efeitos da exposição solar. 90% dos canceres de pele são causados pela exposição solar constante e prolongada.

Estima-se que aos 18 anos a maioria das pessoas já recebeu entre 50% e 80% da radiação solar de toda a vida. Além disso, o efeito lesivo da radiação solar é cumulativo, irreversível na vida adulta. Por isso, as crianças precisam de proteção extra e especial. Com a proteção adequada é possível curtir o verão, a praia e a piscina de maneira segura e sem riscos.

 

6 dicas gerais para cuidados com as crianças no verão
 

1. Incentive a hidratação

No verão, a perda de água corporal é mais intensa do que nas outras estações do ano. As crianças ainda perdem mais água corporal do que os adultos devido ao metabolismo mais rápido e ao maior gasto energético ao brincar.

Por conta disso, estimule sempre a hidratação das crianças. Oferecer sucos naturais, água de coco e água saborizada com frutas são boas alternativas para incentivar a hidratação infantil.

 

2. Cuidados com a pele – proteção solar

- Escolha produtos com proteção UVA e UVB;


- Para crianças, escolha fotoprotetores com menos substâncias químicas e mais proteção física – é interessante pedir recomendação de um pediatra;


- Aplique o protetor de 20 a 30 minutos antes da exposição solar, para que ele seja absorvido a tempo;


- Reaplique o protetor a cada 2 horas em caso de exposição solar sem água e mais frequentemente em caso de imersão em água;


- Seja generoso ao aplicar o protetor solar, lembre-se, a segurança e saúde das crianças é mais importante do que a economia;


- Cuidado com os olhos. Os protetores solares podem conter substâncias irritantes. Em caso de irritação lave os olhos com bastante água;


- Caso não utilize roupas com fotoprotetores, utilize os modelos spray para aplicar sobre o tecido.

 

3. Proteja-se contra as picadas de mosquito

No verão é muito comum o aumento de insetos. Além da proteção solar, é recomendado o uso de repelentes, mas somente em crianças acima de 6 meses. Para crianças acima de 6 meses, os repelentes mais indicados são aqueles que protegem contra o Aedes aegypti. Aplique o protetor solar primeiro, e só depois o repelente.

 

4. Acessórios de proteção

Os acessórios, como bonés, roupas com fotoproteção, chapéus e outros, ajudam em casos de crianças que não podem usar protetor solar e nem repelentes. Além disso, protege regiões sensíveis, como olhos, rosto e nuca.

 

5. Alimentação das crianças no verão

Uma alimentação mais leve e rica em frutas que contêm água, é importante para ajudar na hidratação e no resfriamento do corpo. Também é importante evitar alimentos gordurosos e pesados que atrapalham a digestão, pois o corpo fará um maior esforço na digestão, causando cansaço, sono e tontura.

 

6. Segurança na água – piscina e mar

Água pode ser um perigo para crianças e adolescentes, mesmo para aquelas que sabem nadar. Sempre acompanhe as crianças na água, e mantenha o nível da água abaixo do umbigo.

Na praia é importante colocar pulseiras de identificação nas crianças, pois caso elas se percam, é possível identificar e encontrar os responsáveis.

 

Leia mais: Protetor solar: é passar e pronto? Aprenda o jeito certo e a quantidade ideal para aplicar

 

Recomendações de acordo com a idade das crianças no verão

As orientações especiais da Sociedade de Pediatria de São Paulo, de acordo com a idade são:
 

1. Cuidados com crianças menores de 6 meses no verão

Não é recomendado a exposição solar direta para crianças menores de 6 meses. Além disso, não há recomendação do uso de protetores solar devido a maior absorção da pele e da imaturidade das funções hepáticas e renais.

O uso de repelentes não é recomendado, apenas camisetas de manga longa, calças, tela e mosquiteiros.

 

2. Recomendações para crianças acima de 6 meses


- A exposição ao sol deve ser curta e nos horários apropriados (antes das 10 horas e depois das 16 horas);


- Recomenda-se o uso de protetor solar adequado;


- Para exposição solar prolongada, a recomendação é uso de chapéu e roupas com fotoproteção.

 

3. Crianças maiores e adolescentes

 As recomendações são as mesmas anteriores, no entanto, também é indicado o uso de óculos de sol. Em geral, é importante dar preferência pelo abrigo à sombra.

É necessário cuidado especial para maiores altitudes. Estima-se que a cada 1000 pés de altitude a radiação solar aumente entre 4% e 5%.
 

Gostou das recomendações de cuidados com crianças e adolescentes no verão? Continue acompanhando nosso blog e confira nossas publicações.