Sabe aquele momento em que você sente uma dor no dente, mas não sabe qual especialidade do dentista escolher? Pois é, essa é uma dúvida muito comum. Ainda mais ao considerar que o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconhece 23 especialidades diferentes (e algumas, não tem tanta relação com a saúde bucal). Então, para tirar suas dúvidas, continue a leitura e entenda tudo sobre as diferentes especialidades que os dentistas exercem. Mas, primeiro vamos entender porque é importante ir ao dentista com frequência.

 

Por que ir ao dentista com regularidade?

Primeiramente, as consultas periódicas permitem o diagnóstico precoce de doenças bucais, como cáries e doenças gengivais. Assim é possível evitar que elas se agravem ou exijam tratamentos mais invasivos.

As limpezas profissionais que removem tártaro e placa bacteriana e a orientação adequada de higienização oral, como forma de escovação e utilização do fio dental, são fundamentais como primeira etapa de todo processo.

Um exemplo prático da importância das visitas regulares ao dentista é o caso de uma cárie inicial. Se detectada cedo, pode ser tratada com uma restauração. No entanto, sem o diagnóstico, a cárie pode evoluir, afetando o nervo do dente e exigindo um tratamento de canal ou até mesmo a extração.

 

Leia: Entenda o que é, o que causa cárie no dente e como evitar o surgimento

 

7 principais especialidades dos dentistas

 

Mesmo existindo 23 especialidades reconhecidas pelos CFO, seguem as especialidades mais conhecidas:

 

1. Ortodontia

Se você deseja corrigir o alinhamento dos dentes, o dentista ortodontista é o especialista adequado. Ele é o responsável por indicar, instalar e realizar os acompanhamentos dos aparelhos ortodônticos, como braquetes e alinhadores transparentes. A correção de problemas relacionados à mordida (oclusão) não é apenas para melhorar a estética do sorriso, mas também a função mastigatória e a saúde bucal a longo prazo.

Além disso, segundo o CFO, a ortodontia é a especialidade mais popular entre os dentistas, representando quase 23% dos profissionais totais no Brasil.

 

2. Implantodontia

A ausência de dente pode ser solucionada com a colocação de implante. O implantodontista é o especialista que planeja e realiza a instalação de implantes para substituir dentes perdidos. Esses implantes funcionam de forma similar às raízes dos dentes, proporcionando uma base para próteses dentárias, como coroas e pontes.

De acordo com o CFO, a implantodontia é a segunda especialidade mais popular entre os dentistas, representando quase 15% dos profissionais do Brasil.

 

Confira: 5 benefícios dos implantes dentários

 

3. Endodontia

O dentista com especialidade em endodontia realiza procedimentos relacionados à polpa e raízes dentárias. Quando a polpa dentária está infectada ou danificada, é necessário um tratamento de canal para que o paciente não sinta dor, além de auxiliar na reabilitação do dente, quando necessário.

Seguindo com os números, de acordo com o CFO, a endodontia representa quase 14% dos profissionais dentistas, ficando em terceiro lugar.

 

4. Periodontia

O periodontista é o dentista especializado no diagnóstico e tratamento de problemas periodontais, como gengivite e periodontite. Esses profissionais podem realizar raspagem radicular, cirurgias gengivais e outros tratamentos para preservar a saúde dos tecidos gengivais e ossos que suportam os dentes.

 

Aproveite e saiba mais: Retração gengival: conheça 6 causas e como tratar a condição

 

5. Odontopediatria

O dentista pediátrico é responsável para atender às necessidades odontológicas das crianças, garantindo que elas desenvolvam bons hábitos de higiene bucal desde cedo. Além disso, eles possuem abordagens mais suaves e amigáveis para tornar as visitas ao consultório uma experiência positiva para os pequenos pacientes.

 

Leia também: Invisalign first: conheça este aparelho dentário para crianças

 

6. Dentística

Essa área cuida da remoção do tecido cariado e reabilitação do dente. O especialista em dentística também cuida da estética do paciente, quando indicado/necessário.

 

7. Prótese

O especialista responsável é o protesista. Ele cuida da reabilitação dos dentes que possuem uma grande destruição, ou para devolver de forma removível ou definitivo a ausência dentária, com coroas, dentaduras, entre outros.

 

Confira: Gengiva grande ou sorriso gengival: veja como a odontologia estética pode transformar seu sorriso

 

Quando procurar um dentista de acordo com sua especialidade?

Agora que você já conhece as principais especialidades de um profissional dentista, é fundamental saber os momentos para buscar um atendimento:

- Acompanhamento a cada 6 meses;

- Durante a gestação;

- Ao nascimento dos sisos;

- Ao surgirem dentes de leite;

- Quando algum dente quebrar;

- Se os dentes estiverem sensíveis;

- Quando sentir dor de dente ou na boca;

- Quando estiver com mau hálito que não melhora;

- Se perceber bruxismo ou mordida que não encaixa;

- Se você está em busca de algum tratamento estético realizado por um dentista.

 

Veja também: Entenda a importância do pré-natal odontológico para a saúde da mulher e do bebê

 

Portanto, escolher o dentista com a especialidade certa é fundamental para garantir uma saúde bucal adequada e sorriso bonito. Com as diversas especialidades disponíveis, é possível encontrar o profissional mais adequado às suas necessidades específicas. Com a Care Plus Clinic você pode contar com os mais diversos especialistas para garantir seu sorriso e bem-estar.

 

Leia: O que o cigarro faz com os dentes? Entenda 8 males do tabagismo para a saúde bucal