Ter uma horta em casa ajuda tanto na própria saúde como ajuda o meio ambiente ao deixar um estilo de vida mais sustentável. Confira 10 dicas para criar e manter uma horta em casa.

A jardinagem em casa é um passatempo gratificante e agradável que pode fornecer produtos frescos e nutritivos no seu próprio quintal. Além disso, você pode ter a certeza de que está consumindo alimentos sustentáveis e orgânicos.

Além de poupar dinheiro, é uma atividade relaxante e terapêutica que ajuda a se conectar à natureza e a fazer exercícios. Antes de iniciar nos cuidados com a sua hora em casa, tenha em mente que será preciso analisar vários fatores, bem como luz, espaço e outros.

Seja como for, não tenha medo de começar pequeno e expandir gradualmente o seu jardim à medida que se torna mais confortável com o processo. Com um pouco de planejamento e esforço, você poderá desfrutar dos seus próprios legumes cultivados em casa!
 

5 benefícios de ter uma horta em casa
 

1. Comer mais saudável

Com a fácil disponibilidade, frutas, verduras e legumes se tornam mais atraentes ao consumo e aumentam a saúde de toda a família. Além disso, não possuem agrotóxicos.

 

2. Cuidar da mente

O hábito de cuidar de plantas pode reduzir os sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Assim como aumentar a capacidade de atenção e melhorar as relações interpessoais.

 

3. Deixar o lar mais bonito

A presença de plantas torna o ambiente mais colorido e alegre, tornando-o mais acolhedor.

 

4. Preservar o meio ambiente

Com a horta em casa você reduz a utilização de embalagens plásticas e diminui a emissão de poluentes relacionados ao transporte de alimentos. Bem como diminui o desmatamento e a poluição de rios e solo.

 

5. Economia

Produzir suas próprias ervas, temperos, frutas, legumes e verduras reduz os gastos de mercado, ainda mais considerando o aumento constante dos preços dos alimentos.

 

Leia também: Benefícios do chá: como as ervas podem auxiliar na sua saúde

 

Formas de cultivo de horta em casa
 

Cultivo de horta em casa no quintal

Nesse caso, é preciso um espaço maior e as mudas ou sementes são plantadas direto na terra. Ademais, fique atento à incidência solar e irrigação.

 

Cultivo em vasos de plantas

Essa opção é muito útil para quem tem menos espaço ou para quem mora em apartamentos.

 

Cultivo em materiais reciclados

Ao reutilizar materiais, lembre-se sempre de higienizá-los corretamente e fazer furos no fundo, para que a água possa escoar.

 

Latas

Esta é uma ótima alternativa para produzir pequenas mudas antes de movê-las para vasos maiores. Ou então, para produzir ervas e especiarias.

 

Garrafas de plástico

Permitem a plantação de espécies que crescem um pouco mais. Além disso, é possível fazer alguns furos nas laterais e pendurar os vasos, montando um jardim vertical.

 

Caixas de ovos

Nos buracos das caixas semeie duas ou três sementes e regue até surgirem os brotos. Após isso, é só colocar as mudas na terra. Dessa forma, com o tempo, as caixas irão desfazer e os brotos crescerão.

 

Saiba mais: Como ser mais sustentável? 30 dicas simples para mudar em sua rotina!

 

10 dicas para ter uma horta em casa
 

1. Analise o espaço

Como indicado acima nas formas de cultivo, tenha em mente o que você gostaria de plantar e o espaço que você tem disponível. Por isso, pouco espaço não é desculpa para não ter sua própria horta em casa.

 

2. Veja a disponibilidade de luz natural

A maioria das hortaliças precisa de bastante luz natural, no entanto, algumas exigem menor incidência solar. Portanto, distribua suas plantas em locais de acordo com a necessidade de cada uma.

 

3. Utilize camadas de drenagem de água

As camadas de drenagem são importantes para que, durante a rega, a terra e os substratos não escoam junto. Algumas opções para drenagem são: argila, pedriscos e areia de construção.

 

4. Saiba escolher as espécies adequadas

Além de escolher aquelas hortaliças que você gostaria de consumir, analise a disponibilidade de sol e espaço na sua casa para atender as demandas de cada espécie.

 

5. Seja paciente com sua horta em casa

As plantas levam tempo para crescer e também há diferenças de tempo de crescimento entre as espécies. Portanto, seja paciente e cuide com carinho das plantas.

 

6. Não subestime a necessidade de espaço

Alguns vegetais, como cenoura e mandioquinha, precisam de solos profundos para crescer. Não subestime o espaço que você tem disponível acreditando que será o suficiente. Sempre analise de acordo com o que você quer e pode produzir.

 

7. Evite colocar plantas diferentes no mesmo vaso

A hortelã, por exemplo, pode prejudicar outras plantas se estiverem no mesmo vaso. Portanto, mantenha cada uma no seu lugar individual.

 

8. Conheça os cuidados de cada espécie

Você não será um expert logo nas primeiras mudas, mas estude sobre as especificidades de cuidado que cada espécie exige. Assim há maior chance de sucesso na sua horta em casa.

 

9. Não regue quando a terra estiver quente

Ao regar as plantas com a terra muito quente, especialmente em horários de alta incidência solar, as raízes podem “cozinhar” matando as plantas. Prefira o início da manhã ou ao anoitecer.

 

10. Escolha o local de plantio com cuidado

Não foque apenas no paisagismo ao escolher o local da sua horta em casa. Evite posições de difícil alcance, ou que podem molhar móveis ao serem regadas. Priorize a praticidade e a saúde das plantas.

 

Confira: Aprenda a usar ervas e especiarias nos seus pratos


Fique por dentro de dicas de saúde, nutrição e outros no nosso blog.