Você anda incomodada com as manchinhas na pele, ou até mesmo com as rugas e as espinhas? Tudo bem, elas fazem parte do processo de envelhecimento da pele. A boa notícia é que existe um tratamento capaz de recuperar a jovialidade da sua pele, além de eliminar manchas e até mesmo as indesejadas espinhas. Aqui você vai ficar por dentro de como os tipos de peeling podem te ajudar.

Sabe aquelas receitas milagrosas caseiras e cremes clareadores que prometem os melhores resultados? Já não dá mais para acreditar nisso. O peeling é, na verdade, o seu verdadeiro aliado quando o assunto é renovação das células da sua pele.

O termo peeling vem da palavra inglesa “to peel”, que significa descamar ou descascar e é um método seguro e eficaz, atuando na renovação das células da pele justamente por meio da descamação.

Um dos procedimentos mais procurados do Brasil, o peeling é capaz de deixar o rosto com aspecto de “pele de bebê”, caracterizada por uma pele lisa e uniforme. Já na primeira sessão os resultados são visíveis, podendo ser feito na maior ou menor profundidade da derme.

Durante a sessão do peeling é bastante comum a utilização de alguns ativos como, por exemplo, mandélico, salicílico, e ácido glicólico.

4 tipos de peelings e benefícios para a pele

Existem muitos tipos de peelings, sendo necessário, dessa forma, o conhecimento de cada um deles, bem como ter o acompanhamento ativo do médico dermatologista a fim de melhor realização do procedimento.

  • Peeling químico

É o tipo mais utilizado atualmente. É realizado por meio de substâncias químicas, como as já citadas acima, que são capazes de remover as camadas da pele e promover a renovação aliada a uma melhor aparência.

Vale ressaltar que ele é o oposto do peeling superficial.

  • Peeling superficial

Nesse procedimento a camada mais externa da pele é atingida. Dessa forma, é indicado para o tratamento de manchas e melasmas, além de atuar na prevenção de cravos e espinhas.

  • Peeling médio

Atinge a camada intermediária da pele, atuando na correção de sinais da acne e promove melhorias em peles consideradas mais maduras.

  • Peeling profundo

Indicado que o tratamento seja feito em clínicas médicas pois é necessário a aplicação de anestesia, além de acompanhamento, já que não deve atingir a corrente sanguínea do paciente para não causar dor nem desconforto.

Os benefícios são múltiplos, mas podemos destacar os mais relevantes aqui:

1. Manchas;

2. Linhas de expressão;

3. Envelhecimento precoce;

4. Controle da oleosidade da pele;

5. Perda da elasticidade da pele;

6. Sinais provocados pelo excesso de bebida alcoólica, pelo fumo e exposição ao sol. 

Leia também: Chip da beleza: suplementar hormônios pode ser arriscado

Procedimentos estéticos no Brasil

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a procura por procedimentos estéticos no Brasil nunca esteve tão alta, sinalizando um aumento de 390% nos últimos dois anos. A pandemia pode ter papel direto nesse crescimento.

Entre os tratamentos mais procurados, o peeling está em terceiro lugar, deixando o ranking assim: preenchimento (1º), toxina botulínica (2º), peeling (3º), laser (4º) e suspensão com fios (5º).

O presidente da SBCP atribui esse aumento também à qualidade dos procedimentos realizados, resultando diretamente no bom resultado e satisfação do paciente, além da segurança nas suas realizações.

Leia também: Problemas com a pele durante o inverno

Mitos sobre o Peeling

Procedimentos estéticos em geral sofrem bastante com os chamados mitos, que nada mais são do que informações erradas contadas e compartilhadas sobre determinado assunto. Confira!

- O peeling não pode ser realizado durante o verão

 A ideia é bastante disseminada na internet e, sim, é um grande mito, uma vez que existem, como já sabemos, uma tipos de peelings, cada um usado para uma determinada finalidade. O que é importante ressaltar é a importância de se proteger do sol após o procedimento para evitar queimaduras e manchas.

- O peeling só pode ser feito no rosto

Mito também! O peeling pode ser aplicado no corpo também, como clareamento de manchas na virilha ou em outras regiões.

- Não é necessário aplicar protetor solar caso não saia de casa depois de realizar o peeling

Mito! O ideal é a utilização do filtro solar de alto FPS a cada 4 horas, diariamente.

Para que qualquer procedimento seja realizado em segurança, você deve contar com a melhor equipe médica e um plano de cuidado que atenda às suas reais necessidades.

Dessa forma, a Care Plus Clinic, uma rede de clínicas multidisciplinar, que oferece o que há de mais moderno também na área de dermatologia, fará toda a diferença no cuidado diário com a sua saúde.

Priorize e promova a sua saúde.