Sim! Dançar emagrece. Apesar de muitas pessoas pensarem que para perder peso é necessário fazer atividades físicas monótonas e entediantes, como apenas correr na esteira, a dança é uma excelente alternativa que ajuda no emagrecimento.

Entenda como a dança pode ajudar no emagrecimento, explore outros seis benefícios que ela pode proporcionar para a saúde e conheça cinco ritmos para escolher entre eles.
 

Afinal, como é que dançar emagrece?

A dança é uma atividade física completa que trabalha os grandes grupamentos musculares de forma contínua e intervalada o que ajuda a queimar calorias e tonificar os músculos.

Além disso, a dança é uma atividade que exige muita concentração e coordenação motora, o que pode até aumentar o gasto calórico durante a prática.

 

Confira: Emagrecer lentamente aumenta a chance de permanecer magro.

 

6 benefícios da dança
 

1. Aumenta o metabolismo

Dançar regularmente pode ajudar a aumentar o metabolismo, o que faz com que o corpo queime mais calorias mesmo quando está em repouso. Ou seja, mesmo após a prática da dança, o corpo continua a queimar calorias de forma eficiente, ajudando a emagrecer.

 

2. Melhora a postura

A dança exige uma boa postura e alinhamento corporal, portanto, fortalece os músculos das costas e da coluna. Uma boa postura e uma coluna fortalecida não só melhora as dores nas costas, mas também melhora a qualidade de vida e a mobilidade.

 

3. Reduz o estresse

Dançar é uma ótima maneira de aliviar o estresse e a ansiedade, porque durante a prática o corpo libera endorfina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e felicidade.

 

4. Melhora a flexibilidade

A dança melhora a flexibilidade e a amplitude de movimento, o que, com o tempo, pode prevenir lesões nas articulações e músculos. Além disso, com o tempo, a flexibilidade melhora o desempenho físico, ajudando a emagrecer.

 

5. Aumenta a autoestima

Esse benefício pode ter surpreendido você, mas é verdade. O ato de dançar, seja ele sozinho ou com companheiro(a), aumenta a autoestima, pois aprendemos a amar nosso corpo e nos tornamos autoconfiantes.

 

6. Melhora o equilíbrio

Uma vez que dançar emagrece, tonifica os músculos e melhora a postura, consequentemente ela também melhora o equilíbrio. Pensando nesse benefício, a dança é muito benéfica para os idosos, pois contribui com a independência deles e reduz o risco de quedas e fraturas.

 

Leia também: Confira 6 exercícios para emagrecer com saúde

 

Tipos de dança para emagrecer e quantas calorias cada uma gasta

Existem diversos tipos de dança que podem ajudar na perda de peso, por exemplo:
 

Zumba

Talvez a mais famosa de todas, uma vez que é a que queima mais calorias. A zumba é uma dança que mistura movimentos aeróbios com ritmos latinos, como salsa e reggaeton. Ela é uma atividade intensa que pode queimar até 600 calorias em uma hora de aula, por isso, lembre-se de começar leve e ir aumentando a intensidade aos poucos.

 

Ballet fitness

Apesar de não ser tão comum, o ballet fitness é uma modalidade que combina movimentos do ballet clássico com exercícios aeróbios. Ele ajuda a tonificar os músculos, melhorar a postura e a coordenação motora e a emagrecer.

 

Jazz

O Jazz é um ritmo misto, que contempla desde músicas relaxantes que ajudam na concentração, até ritmos envolventes em que é difícil ficar parado. Uma hora dançando jazz pode queimar em torno de 300 calorias.

 

Dança de salão

A dança de salão é uma opção divertida para quem quer emagrecer e aprender novos passos e ritmos, mas, para ela, é necessário um par. No Brasil, os ritmos mais comuns são: forró, samba de gafieira e bolero. Ela pode queimar até 400 calorias em uma hora de prática.

 

Dança do ventre

A dança do ventre faz sucesso entre as mulheres, pois além de ajudar a emagrecer, aumenta a autoconfiança, a autoestima e estimula a feminilidade e sensualidade. Em uma hora de aula, é possível gastar aproximadamente 350 calorias.

Se você quer começar a dançar para emagrecer, procure uma modalidade que combine com seu estilo de vida e objetivos. Dessa forma, você sentirá mais motivação, diminuindo a chance de desistir da prática.

Além disso, é fundamental fazer um aquecimento antes da prática para evitar lesões musculares e alcançar melhores resultados. Você também pode buscar por aulas online ou aplicativos de dança para praticar em casa, por exemplo.

É importante lembrar que a dança, assim como qualquer atividade física, deve ser praticada com regularidade e acompanhada de uma alimentação saudável para alcançar os resultados desejados.

Ou seja, dançar é uma ótima opção para quem deseja emagrecer e cuidar da saúde de forma divertida e prazerosa. Então, que tal colocar uma música e começar a dançar hoje mesmo?