Durante a gravidez uma a cada 10 mulheres pode desenvolver a chamada diabetes gestacional, que significa um nível de açúcar no sangue maior do que o normal.

As mulheres experimentam diversas mudanças hormonais durante a gravidez, o que pode dificultar a resposta das células à insulina.

Para a maioria das gestantes isso não é um problema, pois o pâncreas começa a trabalhar de modo mais acelerado para produzir mais insulina e manter os níveis de glicose sanguínea normais.

Porém, quando o órgão não consegue atender a essa demanda, os níveis de glicose no sangue aumentam, provocando a diabetes gestacional.

A grande maioria das mulheres que apresentam o problema durante a gravidez não continuam diabéticas após o parto. No entanto, o risco é maior de ter a doença novamente em uma outra gravidez ou de desenvolvê-la no futuro.

Sintomas

A diabetes gestacional não costuma apresentar sintomas, por isso é importante incluir exames de sangue na rotina do pré-natal. As mulheres obesas, as que já tiveram diabetes gestacional em uma outra gravidez ou que têm histórico de diabetes na família apresentam maior risco de diabetes gestacional.

Atenção

Para controlar os níveis de açúcar no sangue, as gestantes devem controlar a alimentação e praticar atividades físicas. Algumas vezes, existe a necessidade de usar medicação.

Riscos para o bebê

Manter o nível de açúcar no sangue normal durante a gestação é necessário para prevenir as consequências tanto para a mãe quanto para o bebê.

A diabetes descompensada pode afetar o crescimento do feto e dificultar o parto, pode aumentar o risco do bebê se tornar uma criança ou um adulto obeso, além de aumentar o risco do bebê apresentar hipoglicemia ao nascimento.

A diabetes gestacional também aumenta o risco materno de pré-eclampsia, uma condição ligada à hipertensão e à presença de proteína na urina, podendo complicar o parto.

Para prevenir a diabetes gestacional recomenda-se que as mulheres tenham uma alimentação saudável, peso adequado ao engravidar e façam atividades físicas regularmente, sempre com a orientação de um médico.

 

Veja mais dicas de saúde no Blog Care Plus!