Não é de hoje que as dietas com baixo consumo de carboidratos estão em alta quando o assunto é alimentação saudável. Chamadas dietas Low Carb, elas evitam carboidratos com alto índice glicêmico: aqueles cujos nutrientes, no organismo, se transformam em açúcar e, em excesso, podem trazer aumento de peso e de gordura localizada.

 

Veja 4 das dietas Low Carb mais usadas

 

Dieta Cetogênica

Retira boa parte dos carboidratos e aumenta proteínas e gorduras naturais, utilizando-as como fonte de energia. Segue uma proporção de 75% de gordura (nuts, coco, abacate, azeite, óleo de coco), 20% de proteína (carnes vermelhas e brancas, ovo) e 5% de carboidratos (pães, bolos, doces, frutas, batatas). Pode-se perder de 4 a 7kg num mês e não é indicada a quem tem problemas de vesícula ou fígado.

 

Dieta Hiperproteica

Diferente da cetogênica, prioriza as proteínas, com médio consumo de gorduras e baixa ingestão de carbos. Entram: carne vermelha, aves, peixe, suínos, queijos amarelos, leites, iogurtes, embutidos, ovos e manteiga. Saem: arroz, batata, mandioca, mandioquinha, pães, biscoitos, frutas, cereais integrais, açúcar e mel. De 3 a 4kg podem ser eliminados em um mês através dela. Pessoas com alterações renais, ácido úrico elevado, osteopenia, osteoporose e desequilíbrio intestinal não devem segui-la.

 

Dieta Paleolítica

Defende uma alimentação similar a de nossos ancestrais: frutas, verduras, legumes, carnes, peixes, frutos do mar, ovos, nozes, sementes, tubérculos e óleos saudáveis (azeite, óleo de coco, óleo de macadâmia). Saem os alimentos processados, grãos, cereais, açúcar, frituras, óleos vegetais refinados, leites e derivados e leguminosas. Permite perder de 4 a 6kg em 30 dias.

 

Dieta Whole30

Programa alimentar que deve ser realizado por 30 dias, excluindo produtos industrializados e alimentos que possam causar alergia, intolerâncias alimentares e dificultar o emagrecimento. Prioriza gorduras boas e proteínas de forma equilibrada. Permitidos: abacate, coco, morango, kiwi, raízes (batata doce, aipim e inhame), nuts e proteínas magras (peixe e frango). Proibidos: açúcares ou adoçantes, álcool, grãos em geral (trigo, aveia, arroz, milho, quinoa), leguminosas (feijão, amendoim, lentilha, soja), farinhas, pães e laticínios. Perde-se até 4kg em um mês.

 

Para mais informações sobre a melhor opção para você, procure um especialista.

 

Veja mais dicas de saúde no Blog Care Plus!