A gestação é um período muito importante na vida da mulher. Gerar uma vida requer muitos cuidados com a saúde. Isso porque algumas doenças na gravidez são muito perigosas para a mãe e para o bebê.

As principais doenças na gravidez

Uma delas é a toxoplasmose, causada por um parasita que vive em fezes de gatos, pássaros e outros animais, além de legumes, verduras e carnes contaminados. Durante a gravidez, o cuidado deve ser redobrado. O ideal é evitar contato com gatos, pelo menos até sair do primeiro trimestre.

Além disso, todo cuidado é pouco com a ingestão de verduras, frutas e legumes crus. Esses alimentos devem ser muito bem lavados, se possível com solução de hipoclorito de sódio.

A grávida não deve comer carne crua ou mal passada, outro meio de contaminação da toxoplasmose. Se contraída na gravidez, a toxoplasmose pode causar problemas para o bebê, que corre o risco de nascer com atraso mental, baixo peso e cegueira, entre outras complicações.

Os sintomas da toxoplasmose costumam surgir de duas a três semanas depois do contato com o parasita, embora nem todas as pessoas apresentem sintomas. Em geral, febre, arrepios, dores musculares, cansaço e gânglios inchados no pescoço costumam indicar a contaminação.

Outra doença potencialmente perigosa durante a gravidez é a rubéola. Diferentemente da toxoplasmose, a rubéola pode ser prevenida por meio de vacinação, entretanto a vacina deve ser tomada no mínimo três meses antes da gravidez.

A rubéola é causada por um vírus, que leva ao surgimento de manchas vermelhas pelo corpo, febre e aumento dos gânglios. A rubéola na gravidez é muito grave para o feto, principalmente nos primeiros três meses de gestação, podendo causar surdez, encefalite, defeitos cardíacos, entre outros problemas sérios.

A melhor forma de prevenir é tomar a vacina antes de engravidar e evitar o contato com pessoas que estejam com a doença.

Uma doença pouco conhecida é o citomegalovírus, que causa sintomas parecidos com os da gripe. Pode provocar calcificações no cérebro e no fígado do feto, além de hidrocefalia ou microcefalia. É a principal causa de retardo mental em crianças, por isso é preciso ficar atento e evitar contato com pessoas infectadas.

Outras doenças perigosas na gravidez são sarampo, hepatite B, coqueluche, herpes genital e sífilis. Em geral, nos exames pré-natal o médico solicita exames para avaliar a presença de doenças potencialmente perigosas para o feto e toma as medidas necessárias.

Lembre-se:

Antes de engravidar, mantenha sua vacinação em dia. Durante a gravidez, evite contato com pessoas infectadas por doenças transmissíveis.

 

Veja mais dicas de saúde no Blog Care Plus!