Você já ouviu falar em mordida cruzada? Essa condição tem impacto significativo na saúde e autoestima das pessoas. A boa notícia é que ela é comum e tratável. Saiba mais sobre como Invisalign® é usado para tratar mordida cruzada.
 

Como é a mordida cruzada?

A mordida cruzada é uma condição dentária em que os dentes superiores e inferiores não se encaixam corretamente. A mordida está correta quando os dentes superiores ficam para frente da linha dos inferiores. No entanto, quando há mordida cruzada, alguns dentes superiores ficam atrás da linha dos inferiores.

A condição pode levar a uma série de problemas de saúde bucal, por exemplo, dor de cabeça, desgaste dos dentes e problemas na fala. Além disso, pode afetar negativamente a autoestima, já que os dentes não ficam alinhados como deveriam.

Algumas das características comuns da mordida cruzada incluem:

– Dente inferior que sobrepõe o dente superior;

– Espaço entre os dentes;

– Problemas de mastigação;

– Apneia do sono;

– Dificuldade na fala;

– Dores de cabeça e dor muscular;

– Desgaste excessivo dos dentes.

A mordida cruzada pode ser unilateral, afetando apenas um lado da arcada dentária, ou bilateral, em que os dentes não se alinham nos dois lados. Além disso, essa diferença se aplica aos dois tipos de mordida cruzada.
 

Mordida cruzada anterior

A mordida cruzada anterior ocorre quando os dentes superiores se projetam para frente em relação aos dentes inferiores. Isso pode causar desconforto e dificuldades na mastigação, bem como problemas estéticos.
 

Mordida cruzada posterior

Já a mordida cruzada posterior ocorre quando os dentes inferiores se projetam para frente em relação aos dentes superiores. Nesse caso, pode haver não apenas dores de cabeça e na mandíbula, como também desgaste excessivo nos dentes.

Todavia, é preciso reforçar que mordida cruzada não é o mesmo que prognatismo. Ambos são tipos de problemas dentários, mas o prognatismo afeta todos os dentes, enquanto a mordida cruzada afeta apenas alguns.

 

Leia também: Conheça 8 hábitos que parecem inofensivos, mas prejudicam a saúde bucal

 

Causas da mordida cruzada

A mordida cruzada acontece por várias razões, algumas delas são genéticas, outras devido ao meio ambiente e hábitos de vida.
 

Genética

Pessoas que possuem familiares com mordida cruzada têm mais chances de desenvolver a condição, pois, a genética influencia na formação da arcada dentária. Além disso, a genética pode estar relacionada a desenvolvimento anormal dos dentes e a problemas de crescimento na face.
 

Hábitos e rotina

Há vários hábitos e situações de vida que podem influenciar não só na formação da arcada dentária, mas também atrapalhar o tratamento da mordida cruzada. Por exemplo:

– Mudanças na arcada dental por causa de desgaste dentário ou devido a extração de dentes;

– Hábitos de sucção prolongados, como chupar o dedo ou usar mamadeira por muitos anos, por exemplo;

– Maxilar menor do que a arcada necessita;

– Dentes muito grandes para a arcada;

Lábio leporino e fenda palatina;

– Respirar pela boca;

– Perda precoce ou tardia de dentes pelos bebês;

– Lesões na boca ou na face;

– Uso de aparelhos ortodônticos mal ajustados.

 

Leia também: Entenda a importância do pré-natal odontológico para a saúde da mulher e do bebê

 

Como o Invisalign® ajuda a tratar mordida cruzada

Invisalign® é um tratamento ortodôntico de ponta capaz de tratar a mordida cruzada. Esse tratamento utiliza alinhadores transparentes e removíveis para ajustar gradualmente a posição dos dentes.

É uma opção discreta e confortável, já que cada alinhador é fabricado seguindo o seu recorte gengival. Portanto, é ideal para pessoas que desejam corrigir a mordida cruzada sem o uso de aparelhos metálicos ou braquetes.

O tratamento com Invisalign® pode ajudar a melhorar não só a aparência dos dentes, mas também corrigir problemas de mastigação e de fala e aliviar dores de cabeça e musculares. Além disso, Invisalign® é fácil de limpar, pois, por ser removível facilita a higiene bucal.

O tempo de tratamento varia de acordo com a condição do paciente, mas, em geral, pode levar entre 18 meses e 3 anos para um alinhamento completo dos dentes.
 

Complicações ao não tratar mordida cruzada

Não tratar a mordida cruzada pode trazer complicações para a saúde bucal. Por exemplo:

Problemas de articulação temporomandibular (ATM);

– Bruxismo;

– Fraturas;

– Perda de dentes;

– Dificuldade de higiene, levando ao acúmulo de placa bacteriana e cáries;

– Cáries.

 

Veja: Entenda o que é e o que causa cárie no dente e como evitar o surgimento

 

Por isso, não adie os cuidados odontológicos. A mordida cruzada pode parecer inofensiva, mas traz problemas mais sérios à saúde.

Em casos graves pode ser preciso realizar uma cirurgia ortodôntica. Para isso, a cirurgia ortognática restaura o posicionamento dos ossos do maxilar, devolvendo a simetria da face e o alinhamento dentário. No entanto, mesmo com a realização da cirurgia, ainda pode ser necessário utilizar alinhadores nos dentes para contribuir com o tratamento.

Consulte-se periodicamente com um odontologista para manter sua saúde bucal. A Care Plus Clinic é uma rede multidisciplinar com foco no cuidado e na saúde dos pacientes. Ela oferece o que há de mais moderno em odontologia e, além disso, é a clínica referência em vendas de Invisalign® na América Latina.
 

Gostou do conteúdo? Saiba mais sobre saúde bucal no nosso blog.