Apesar de parecer um termo vago, a segurança no trabalho é essencial e não pode ser ignorada em nenhum setor. Pois, em qualquer ambiente de trabalho, existem riscos ocupacionais para colaboradores(as). Por isso, garantir a segurança e manter a integridade física das equipes é fundamental para manter e elevar a produtividade e a eficiência da empresa.

De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, ocorre uma notificação de acidente de trabalho a cada 51 segundos e R$30 mil são gastos por segundo com afastamentos por acidentes.

Dessa forma, toda empresa precisa estar atenta aos riscos ocupacionais para alinhar estratégias de intervenção que garantam a segurança de trabalhadores(as). Pois, o primeiro passo para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, é o reconhecimento dos potenciais agentes nocivos aos quais os trabalhadores estão expostos.
 

6 fatos sobre segurança no trabalho que você precisa saber
 

1. Segurança do trabalho é uma ciência

Há diversos estudos que analisam os riscos, possíveis causas e como prevenir os acidentes. Por isso, não menospreze a segurança no trabalho.
 

2. Reduzir o estresse faz parte da segurança no trabalho

O estresse está relacionado com a maioria dos riscos ocupacionais. Por isso, é dever da empresa e do RH fornecerem acolhimento e soluções adequadas para os(as) colaboradores(as), além de melhorar o ambiente de trabalho em geral.
 

3. É dever da empresa fornecer segurança às pessoas

Garantir a segurança no trabalho é responsabilidade fundamental de qualquer empresa. Por isso, é preciso que além de identificar e avaliar todos os riscos ocupacionais presentes em seu ambiente de trabalho, a empresa adote medidas de prevenção e controle para garantir a segurança e saúde de colaboradores(as).
 

4. Os EPIs e EPCs são fundamentais na redução dos acidentes de trabalho

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são itens que as pessoas devem usar para evitar acidentes e doenças ocupacionais, por isso, são essenciais na segurança no trabalho.

Já os equipamentos de proteção coletiva (EPCs) mantêm a saúde física não só dos(as) colaboradores(as), mas também de terceiros. Por isso, a empresa deve fornecer os EPIs e EPCs adequados para cada atividade e treinar funcionários(as) para utilizá-los corretamente.

Os EPIs mais comuns são: capacete, óculos, luvas, calçados adequados, colete a prova de balas, protetor auditivo e outros. São exemplos de EPCs: extintores de incêndio, redes de proteção, isolamento acústico, placas de sinalização, fitas antiderrapantes e barras de apoio em escadas, por exemplo.
 

5. É possível prevenir acidentes de trabalho

É fundamental que colaboradores(as) recebam treinamento adequado para lidar com os riscos ocupacionais presentes em seus ambientes de trabalho. O treinamento, por exemplo, pode ser feito por meio de palestras, cursos e workshops.

Além disso, a empresa deve realizar inspeções periódicas para identificar e corrigir possíveis problemas de segurança.
 

6. Existem documentos técnicos e regulamentação na segurança do trabalho

Existem diversos documentos técnicos que regulamentam a segurança no trabalho. No Brasil, por exemplo, há 37 Normas Regulamentadoras focadas em situações ocupacionais. Por isso, uma consultoria na área pode contribuir para a aplicação das melhores estratégias dentro da realidade de cada setor.

Alguns exemplos de documentos são:

– Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) atualizado para o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR);

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);

– Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT);

– Análise Ergonômica no Trabalho (AET).

 

Saiba mais: Conheça 5 exames ocupacionais e sua importância

 

Care Plus Ocupacional: a solução para o atendimento dos seus colaboradores na segurança do trabalho

Na Care Plus Ocupacional, você encontra atendimento de alto padrão e pode contar com uma rede de clínicas especializada para assistir aos(às) colaboradores(as) com qualidade, conforto e excelência. Além disso, a Rede Plus oferece agendamento rápido e fácil, jornada de atendimento humanizada e exames admissionais, periódicos e demissionais com equipes especializadas para evitar o desfalque na sua empresa.

A adoção de medidas de segurança no trabalho protege não só a saúde de colaboradores(as), mas também contribui para a produtividade e eficiência da empresa.

Por isso, lembre-se que a segurança no trabalho é um direito de todos que trabalham no local, e deve ser prioridade em qualquer empresa.
 

Conheça a Care Plus Ocupacional e invista em bem-estar, saúde e segurança no trabalho.