A dúvida se amamentar emagrece é muito comum entre mulheres gestantes e entre as que estão passando pelo período pós-parto. Entenda a relação da amamentação com o peso da mãe.

A gravidez é um momento transformador para o corpo de uma mulher. À medida que uma nova vida cresce dentro dela, o corpo passa por uma variedade de mudanças para apoiar o crescimento e o desenvolvimento do bebê. Essas mudanças podem ser tanto físicas como emocionais e podem ter um grande impacto no bem-estar geral da mulher.

Uma das questões mais comuns que as mães têm em mente é se amamentar emagrece, e quanto peso irão perder após o parto. Apesar de todas essas preocupações, é preciso lembrar que o corpo de cada mulher é diferente e não há uma linha temporal definida para quando o peso retornará ao que era antes.

 

Pós-parto ou puerpério

O puerpério é o período que compreende desde o momento do parto, até aproximadamente 45 dias depois. Sendo, portanto, entre 6 e 8 semanas após o parto.

Nesse período, o corpo de uma mulher sofrerá novamente várias alterações. O útero irá encolher de volta ao seu tamanho anterior à gravidez e a barriga também irá diminuir. Contudo, não é raro que a barriga permaneça um pouco maior ou que ocorra flacidez.

Devido a esse inchaço no período de adaptação, muitas mulheres ficam preocupadas sobre seu corpo. Se a barriga ficará inchada para a sempre, se a flacidez irá persistir, se amamentar emagrece e pode contribuir para retornar ao peso anterior, são algumas das principais preocupações.

 

Confira: Gestação: afinal, o que pode e o que não pode durante a gravidez?

 

Período de amamentação

O período de amamentação também pode causar alterações no corpo da mulher. Os hormônios que são liberados durante o ato de amamentar têm efeitos sobre o corpo, levando, por exemplo ao ingurgitamento dos seios, o que pode ser desconfortável. Além disso, durante a amamentação, nos primeiros dias após o parto, há contração do útero, podendo ocasionar as cólicas.
 

Benefícios da amamentação

A amamentação apresenta diversos benefícios, para a mãe e para a criança. Os principais benefícios são:

- O leite materno se adapta as necessidades da criança conforme ela cresce ou de acordo com os nutrientes que ela precisa;

- Amamentar protege a criança de desenvolver doenças como asma, obesidade e outros problemas;

- O leite materno contém anticorpos, que são essenciais para fortalecer o sistema imune do bebê;

- As mães podem amamentar em qualquer lugar a qualquer hora;

- Mães que amamentam têm menor risco de desenvolverem câncer de mama, de ovário, diabetes tipo 2 e hipertensão arterial.

 

Amamentar emagrece?

Muitas mães têm a curiosidade se a amamentação pode ajudar a perder peso. Se você tem essa preocupação, você não está sozinha.

Amamentar pode queimar entre 500 e 700 calorias extras por dia. Apesar de ser uma quantidade expressiva, isso não significa que apenas amamentar ajudará a retornar ao peso anterior à gravidez.

Por isso, a chave para perder peso após o parto é amamentar, manter uma dieta saudável e fazer exercício regularmente (conforme orientação médica). Outra recomendação é que as estratégias para perda de peso iniciem só após o puerpério, ou seja, entre 6 e 8 semanas depois do parto.

É importante que as mães se lembrem que os seus corpos acabam de passar por uma transformação física significativa e pode levar tempo para que as coisas voltem ao normal. Seja paciente e gentil consigo mesma durante este tempo e lembre-se que o corpo de cada mulher é diferente.

 

Leia também: Exercícios na gravidez: 8 dicas para uma gestação saudável

 

Apesar de a amamentação contribuir para a perda de peso no pós-parto, sozinha ela não é garantia de emagrecimento. Por isso, se você alimentar bem, de forma saudável e praticar exercícios, o seu corpo irá se adequar às novas mudanças e ajudará no retorno ao peso que você deseja.

 

Mommy Care: conheça o programa para gestantes beneficiárias da Care Plus.

 

Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog da Care Plus para mais dicas de saúde.