No cenário empresarial moderno, a disputa por talentos qualificados está mais acirrada do que nunca. Nesse sentido, o employer branding tem emergido como uma ferramenta vital para empresas que buscam atrair e reter os(as) melhores profissionais. Mas afinal,  no que consiste essa estratégia?

 

O que é employer branding?

Employer branding é o processo de promoção e fortalecimento da imagem empregadora de uma empresa. A ideia é traduzir em texto, imagem ou vídeo as razões que fazem de uma companhia um excelente local de trabalho. É algo que vai além de simplesmente divulgar vagas de emprego e envolve a criação de uma cultura corporativa atraente, com valores sólidos e uma reputação que atraia os melhores talentos do mercado.

Se você é um gestor de recursos humanos ou um empresário em busca de fortalecer a reputação da sua marca  empregadora, é essencial compreender o conceito de employer branding. Essa estratégia não só promove uma imagem positiva da sua empresa no mercado de trabalho, como também pode impulsionar a atração e a retenção de talentos qualificados.

Mas, não se engane. Há outros tipos de estratégias  que parecem ser employer branding, mas não são:

- Ambiente “descolado”;

- Comunicação interna corporativa;

- Rankings internos;

- Kits onboarding e brindes.

 

4 benefícios do employer branding para sua empresa
 

1. Atração de talentos de qualidade

Quando uma empresa tem uma marca empregadora forte, ela se torna uma opção atraente para profissionais altamente qualificados(as). Além disso, um forte employer branding pode influenciar candidatos(as) a escolherem a empresa em detrimento de outras opções, mesmo que ofereçam condições semelhantes. Isso pode resultarem equipes mais talentosas e diversificadas, capazes de impulsionar a inovação e a criatividade dentro da organização.

 

2. Retenção de funcionários(as)

Um forte employer branding gera maior satisfação no trabalho e lealdade por parte dos(as) colaboradores(as). Afinal, funcionários(as) que se sentem valorizados(as) e reconhecidos(as) dentro da empresa são mais propensos(as) a permanecer a longo prazo. Isso resulta em equipes mais experientes e dedicadas, capazes de manter um conhecimento interno valioso e contribuir consistentemente para o crescimento e sucesso da empresa. Além disso, a retenção de talentos reduz rotatividade e os custos associados à contratação e treinamento de novos colaboradores(as).

 

Veja: 3 formas de otimizar a retenção de talentos na empresa

 

3. Melhoria da reputação marca

A reputação de uma empresa como empregadora não afeta apenas quem trabalha nela, mas também clientes, investidores e parceiros comerciais. Uma boa reputação como local de trabalho resulta em um aumento na preferência dos(as) consumidores(as) e na confiança do mercado.

 

4. Aumento da produtividade

Colaboradores(as) que se identificam com a cultura e os valores da empresa tendem a ser mais produtivos e comprometidos. Além disso, equipes comprometidas geralmente colaboram de forma mais eficaz, o que impulsiona a  inovação em todos os níveis da organização.

 

Confira também: O que pode ser feito para melhorar a produtividade no trabalho dentro da sua empresa?

 

Estratégias para desenvolver um employer branding eficaz

De acordo com o Sebrae, a estratégia de employer branding deve ser aplicada pela equipe de Recursos Humanos (RH). Mas, é dever de toda as áreas  da empresa cumprir com as estratégias de atração e retenção de talentos.

 

- Identifique e comunique seus valores corporativos

Antes de tudo, uma compreensão profunda dos princípios fundamentais da organização pode ajudar a transmitir uma identidade autêntica a potenciais candidatos(as) a uma vaga de trabalho. Portanto, defina claramente os valores e a cultura corporativa e comunique-os de forma consistente em todas as interações com funcionários(as) e  público externo.

 

- Invista em benefícios atrativos

Além de oferecer salários competitivos, priorize diferenciais atrativos  como plano de saúde, flexibilidade de horário, oportunidades de desenvolvimento profissional e, principalmente, bem-estar.

 

Saiba mais: Como um plano de saúde empresarial diferenciado pode diminuir o turnover

 

- Desenvolva uma experiência x de qualidade

Crie um ambiente de trabalho positivo, inclusivo e que incentive o crescimento pessoal e profissional. Promova uma comunicação aberta e uma cultura de reconhecimento.

 

- Fortaleça sua presença online

Utilize estratégias de marketing digital para promover sua marca nas mídias sociais. Estratégias de marketing de conteúdo, depoimentos de pessoas da equipe e apresentações de cultura organizacional, por exemplo, podem ser eficazes para atrair talentos.

Alguns desafios podem surgir ao implementar uma estratégia de employer branding, como a desconfiança inicial ou resistência à mudança. Mas, se isso ocorrer, mantenha o foco em estabelecer a confiança e a transparência em todas as estratégias e comunique-se claramente para superar esses desafios.

 

Confira: 4 dicas para RH criar um pacote de benefícios para funcionários

 

Investir em employer branding não é apenas essencial nos tempos atuais. Essa é uma estratégia comprovada para garantir a competitividade e o sucesso empresarial a longo prazo.

Lembre-se de que a chave para o sucesso das ações de employer branding reside na autenticidade e consistência na entrega de uma experiência positiva para quem já faz parte do quadro de funcionários e para quem quer chegar lá.

 

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