É provável que você não conheça o termo endodontia, mas, sem dúvida, já ouviu falar de tratamento de canal no dente. Continue a leitura e saiba tudo sobre esse procedimento odontológico.  
 

O que é um tratamento de canal no dente?

Primeiramente, vamos entender o termo endodontia. Endodontia é uma especialidade da odontologia que trata qualquer problema na polpa do dente.

Nesse tratamento, ocorre a remoção da polpa do dente, geralmente porque houve uma agressão direta à mesma, gerando uma inflamação irreversível.

Para melhor compreensão: o dente tem várias estruturas. O esmalte é a camada mais externa, superficial e branca que enxergamos ao olhar no espelho. Abaixo desse esmalte há a dentina. A dentina se comunica com a polpa, através de túbulos. Já a polpa, é também conhecida como o “nervo do dente”. Ela é a parte mais interna e sensível de toda a estrutura dentária. Por isso, quando há qualquer dano, lesão ou inflamação nessa região as dores são intensas.
 

Quando o canal é indicado?

Quando há uma inflamação irreversível na polpa, por exemplo, um trauma, uma cárie avançada que está próxima ou até mesmo já está em contato com a polpa. Mas, só um(a) cirurgião(ã) dentista pode avaliar o caso corretamente e recomendar o melhor tratamento.

 

Veja também: O que o cigarro faz com os dentes? Entenda 8 males do tabagismo para a saúde bucal

 

Sintomas de um dente que precisa de um canal

Conforme dito, somente um profissional pode indicar a necessidade de um canal no dente. Mas, alguns sintomas e condições podem indicar que será necessário realizá-lo.
 

Dor no dente

Apesar de ser comum em várias condições dentárias, a dor no dente estará presente em caso de agressão à polpa. Porque, conforme dito, a polpa é um conjunto de terminações nervosas, o que a torna muito sensível.
 

Sensibilidade a temperatura

Devido às terminações nervosas, temperaturas quentes, frias ou até mesmo doces, podem causar sensibilidade extrema e dor.
 

Inchaço

O inchaço, mesmo que não haja dor, é um sinal de preocupação, pois pode indicar uma inflamação/infecção.
 

Traumas

Em caso de traumas, como em pancadas e acidentes, por exemplo, o dente pode sofrer um processo inflamatório interno, levando a “morte” da polpa, e/ou pode haver quebra do dente expondo a mesma.

Em traumas que não há exposição da polpa imediata, com o tempo o dente pode escurecer, pois a defesa do organismo é proteger a polpa contra agressões sendo depositada dentina no canal. Esse processo não envolve dor, pode haver necessidade de realização do canal do dente.
 

Danos na estrutura do dente

Em caso de danos no dente, como nos casos de traumas, pode não haver sintomas. Isso dificulta a percepção do paciente, pois o diagnóstico será apenas se realizar uma radiografia.

Esse caso reforça a importância em realizar consultas frequentes para identificar possíveis lesões assintomáticas.

 

Leia: Entenda como é feito o clareamento dental e os diferentes tipos de procedimentos

 

Passo a passo de um tratamento de canal

Em uma avaliação inicial, o profissional dentista irá solicitar exames de imagem para identificar o dente danificado e qual a extensão da lesão, além de realizar testes térmicos e de percussão.  

Após o diagnóstico confirmado e a indicação de tratamento de canal no dente, o profissional irá orientar quanto aos procedimentos.

Em primeiro lugar, será realizado uma anestesia local. Pois, considerando a sensibilidade do dente, a anestesia será indispensável.

Em segundo lugar, o profissional irá acessar o dente danificado até a altura da polpa, removendo-a completamente e preparando o canal para ser preenchido com um material específico para evitar problemas no futuro.
 

Cuidados antes e depois de fazer um canal no dente
 

Cuidados antes de realizar um canal no dente

O tratamento de canal no dente é um procedimento cirúrgico. São fundamentais os cuidados antes da sua execução em pacientes que apresentam alterações sistêmicas, como diabetes, doença no coração, entre outras. Para os demais casos, é preciso apenas cuidados pós-operatórios.
 

Cuidados após realizar um canal no dente

Apesar de não haver dor durante o procedimento, pode haver certo desconforto após o tratamento. Alguns profissionais podem recomendar o uso de analgésicos e anti-inflamatórios por 3 dias e até mesmo uso de antibióticos.

Além disso, é fundamental evitar alimentos muito duros na região que foi realizado o tratamento, ficar em repouso por alguns dias e manter a higiene bucal adequada.

 

Importância do acompanhamento odontológico com profissional

Um ponto importante, e que nem sempre é seguido pelos pacientes, é o acompanhamento. Porque, como o dente não possui mais nervo, ele perderá a sensibilidade. Então, em caso de qualquer outra lesão ou cárie que apareça, não haverá sintomas.

Portanto, não negligencie o acompanhamento odontológico para garantir a sua saúde bucal. Como a cárie é uma bactéria, se a infecção cair na corrente sanguínea ela pode causar infecções graves em órgãos vitais como cérebro, pulmão e coração.

 

Leia também: Entenda o que é, o que causa cárie no dente e como evitar o surgimento

 

Com a Care Plus Clinic você pode contar com o que há de mais moderno em odontologia, além de um atendimento humanizado e 100% focado no cuidado com o paciente.