Com a disseminação do novo coronavírus, presenciamos em âmbito mundial a mudança de hábitos e rotinas. Desde o seu aparecimento, várias medidas preventivas foram tomadas, uma das mais importantes e que possui reflexos maiores é o isolamento social.

A partir dessa decisão, os adultos começaram a fazer suas funções de maneira adaptada e algumas crianças passaram a ter aulas em casa, além disso, algumas escolas optaram por antecipar as férias escolares.

Independentemente do cenário, é fato que a pessoas estão mais tempo em casa e ao lado dos seus familiares, isso faz com que este período pareça “férias forçadas”.

Com isso, é possível que haja estresse, irritabilidade e até mesmo desentendimentos entre os membros da família. Mas o importante é que esses conflitos podem ser evitados e algumas novas atividades em grupo podem ajudar a melhorar as relações com as pessoas que estão passando essa fase ao seu lado.

 

Veja algumas dicas abaixo:

 

Organizar a rotina

Com a necessidade de ficar em casa, o tempo que era usado na locomoção até o trabalho foi retirado do cotidiano de alguns. Com essas horas a mais disponíveis no dia, é possível organizar novamente a agenda, para que as novas atividades sejam inclusas na rotina.

Crie uma agenda com as tarefas que deseja realizar durante a quarentena, com graus de prioridade, da mais importante até a atividade mais simples. Depois, busque não adiar e tente colocá-la em prática o mais rápido possível, afinal, a procrastinação pode fazer com que muita coisa não seja finalizada.

 

Mudar os ambientes da casa

Sempre guardamos pequenas mudanças que temos vontade de realizar, seja trocar os móveis, colocar quadros, pintar uma parede ou organizar algum espaço com uma nova decoração. Essas mudanças podem ser feitas em grupo, todos da casa podem colaborar. Vale tudo, uma nova cara para o banheiro, cozinha, quartos infantis ou até mesmo transformar aquele cantinho dos brinquedos.

Colocar os armários, guarda-roupas e closets em ordem facilita o uso das peças que estão guardadas, afinal, uma boa organização pode significar uma mudança de vida, já que os reflexos do ambiente que vivemos influenciam diretamente o nosso comportamento.

 

Aprender uma nova atividade

Sempre é possível aprender novas coisas e colocar em prática o nosso aprendizado, essa tarefa não vale apenas para as crianças. Os adultos também precisam disso, por exemplo atividades artesanais, começando pelas mais simples como fazer crochê ou usar a criatividade com uma pintura de tela. As opções são diversas, tudo vai de acordo com a personalidade e a quantidade de dinheiro que queira investir.

Vale lembrar também que algumas produções artesanais podem ser vendidas pela internet e com isso um faturamento extra também pode acontecer.

Além dessas atividades, é importante dar espaço para os conteúdos educativos, esse pode ser o momento para fazer diversos cursos on-line e explorar outras ferramentas de aperfeiçoamento, por exemplo, aprender um outro idioma que sempre teve vontade, ler um novo livro ou colocar em dia alguma leitura que estava adiando.

Não se esqueça de se movimentar, exercícios físicos são muito importantes, é possível encontrar na internet (em redes sociais ou aplicativos) conteúdos com bastante informação para começar um treino sem ter que sair de casa. As atividades podem ser mais intensas ou mais calmas como a meditação.

 

Atividades como passatempo  

Que tal um jogo com a família? Tabuleiros, quebra-cabeças, jogos de cartas, vale também criar seus próprios jogos. Uma dica interessante é passar uma folha em branco para os moradores da casa e pedir para que cada um anote o que o deixa mais entediado e o que gostaria de fazer no momento. Após reunir todas as ideias, uma nova atividade divertida pode surgir. 

 

A internet se tornou uma grande aliada atualmente, você pode utilizá-la para visitar virtualmente grandes museus, fazer uma festa a distância com os amigos e a família ou encontrar informações para cuidados com você mesmo, por exemplo: rotinas e produtos para a pele, maquiagem, atividades que o deixem mais produtivo.

 

E claro, não podemos deixar de citar as receitas, faça uma refeição nostálgica, um doce, bolo ou mude seus hábitos alimentares. Que tal experimentar aquela receita com um ingrediente que sempre teve vontade? As crianças podem ser ótimas ajudantes na função de assistentes de cozinha. 

 

O descanso é um importante aliado

 

Em alguns momentos sentimos que não estamos produzindo o suficiente e isso é absolutamente normal, porém precisamos nos manter atentos sobre o tempo que dedicamos às tarefas durante o cotidiano, pois o descanso tem um importante papel para a saúde do corpo e da mente.

 

Por isso, dedique também algumas horas para se recompor das atividades durante a pandemia. Seja com a família ou sozinho (a), é um bom momento para assistir a um filme legal ou maratonar uma boa série. Além disso, é preciso reservar um tempo adequado para dormir. Tudo isso promove reflexos significantes na produtividade.

 

Atenção à saúde emocional

 

Todas essas mudanças podem afetar a saúde emocional de muitas pessoas. Vemos, no atual cenário, diversos relatos sobre os reflexos negativos da falta de equilíbrio emocional.

Por isso, procure se afastar do fluxo de trabalho ao final do expediente e, quando puder, ter momentos de distração, descanso e até mesmo reflexão.