Se você sente que sua gengiva é muito grande e aparece muito quando você sorri, você pode estar sofrendo de sorriso gengival. Embora isso não seja uma condição médica, muitas pessoas se sentem constrangidas e desejam ter um sorriso mais discreto. Para isso, existe uma solução: a gengivoplastia. Continue lendo e entenda como a gengivoplastia pode ajudar a melhorar a aparência do seu sorriso e quais as indicações.
 

O que é um sorriso gengival?

Um sorriso gengival é quando as gengivas são muito expostas quando uma pessoa sorri. Além disso, o paciente com sorriso gengival pode apresentar dentes menores, o que pode afetar a autoestima do paciente.

A gengiva grande pode ser causada por vários fatores, por exemplo:

- Hiperatividade do músculo do lábio superior, fazendo com que os lábios sejam mais repuxados no sorriso;

-  Má posição dos dentes;

Hiperplasia gengival, ou seja, crescimento em excesso da gengiva;

- Lábio superior curto.

Como há várias causas, é essencial identificar o motivo do sorriso grande, pois o tratamento difere em cada caso. Além disso, considerando que o sorriso gengival pode fazer o paciente se sentir desconfortável ao sorrir ou falar em público, a gengivoplastia pode ser uma solução para o caso.
 

Gengivoplastia

A gengivoplastia é um procedimento cirúrgico que remove o excesso de tecido gengival para que os dentes pareçam mais longos e proporcionais. Além da função estética, a gengivoplastia previne complicações causadas pelo sorriso grande, como acúmulo de placa bacteriana e surgimento de tártaro.

Por ser um procedimento cirúrgico, somente um dentista ou periodontista pode realizá-lo, mas é um procedimento simples que pode ser concluído em uma única sessão.

Portanto, o objetivo da gengivoplastia é remover o excesso de tecido gengival, criar uma linha de gengiva mais estética em torno dos dentes e prevenir as complicações citadas.
 

Como é feita a gengivoplastia?

Antes de realizar a gengivoplastia, o dentista fará uma avaliação completa da boca e dos dentes do paciente. Ele também pode usar técnicas de modelagem digital para criar uma imagem de como o sorriso do paciente ficará após a cirurgia.

O procedimento completo dura em torno de 60 minutos. Em primeiro lugar, o dentista usará anestesia local, em seguida, ele usará uma lâmina a laser ou uma faca de bisturi para remover o excesso de tecido gengival.

Por fim, depois que a cirurgia estiver concluída, o dentista pode aplicar uma bandagem periodontal na gengiva para ajudar na cicatrização. Além disso, o paciente receberá instruções para cuidar da gengiva após a cirurgia e retornará ao consultório para uma avaliação de acompanhamento.
 

Como é o período de recuperação após a gengivoplastia?
 

Primeiras horas

Conforme o efeito da anestesia passar, as dores também surgirão, podendo ser aguda e persistente. No entanto, o dentista recomendará analgésicos ou anti-inflamatórios para ajudar a diminuir a dor.

Além disso, pode haver sangramento em alguns dias, com necessidade de trocar as bandagens periodontais. Portanto, siga as recomendações do dentista para que a recuperação seja tranquila e sem complicações.
 

Primeiros dias

A dor pode persistir até que a cicatrização esteja completa, portanto, nesse período, é preferível comer apenas alimentos macios para evitar danos à gengiva. Por exemplo, sopa, purê e mingau.

Siga as recomendações de higiene do seu dentista para prevenir infecções bacterianas, que podem incluir, por exemplo, uso de enxaguantes bucais.
 

Ao longo do tempo

Após uma semana, a dor e o sangramento diminuem e é possível voltar a se alimentar normalmente. Continue com os cuidados de higiene, evite fumar e comer alimentos ricos em açúcar.

No período de recuperação, em caso de sangramento excessivo, dor que não melhora com a medicação, presença de pus e febre, procure urgentemente o seu dentista.
 

Indicações da gengivoplastia

A gengivoplastia pode ser indicada para várias condições, incluindo:
 

Sorriso gengival

Como mencionado, a gengivoplastia pode ajudar a corrigir o sorriso gengival, melhorando a aparência dos dentes, aumentando a autoestima e, principalmente, prevenindo as complicações do excesso de gengiva.
 

Gengivas inchadas

Se as gengivas estão inflamadas, elas podem parecer maiores do que realmente são. A gengivoplastia pode ajudar a remover o excesso de tecido gengival inflamado e melhorar a aparência da gengiva.
 

Cárie dentária

Caso a cárie se estenda até a linha da gengiva, pode ser necessário remover o tecido gengival ao redor do dente para acessar a cárie e permitir o tratamento.

 

Leia também: Entenda o que é, o que causa cárie no dente e como evitar o surgimento

 

Problemas de mordida

Quando há excesso de tecido gengival ao longo dos dentes, a mordida fica desalinhada, dificultando a alimentação, por exemplo. Nesse caso, a gengivoplastia ajuda a remover o excesso de tecido gengival e devolve a funcionalidade da mordida.

Portanto, a gengivoplastia é uma opção eficaz para melhorar a aparência do sorriso gengival, prevenir possíveis complicações e outras condições relacionadas à gengiva. É um procedimento simples que pode ser realizado em uma única sessão.
 

Confira também: Retração gengival: conheça 6 causas e como tratar a condição
 

Se você está insatisfeito com a aparência de suas gengivas, ou está enfrentando problemas de saúde por isso, converse com seu dentista sobre a possibilidade de fazer uma gengivoplastia.
 

Care Plus Clinic

Na Care Plus Clinic você conta com uma equipe especializada com alto padrão de técnica e atendimento para garantir seu sorriso e bem-estar.

Além disso, no nosso blog você pode ler mais sobre saúde bucal, confira!