A Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre o final dos anos 1990 e meados dos anos 2010, está ingressando no mercado de trabalho de forma acelerada. Esses jovens, trazem consigo características e valores únicos, moldados por um ambiente tecnológico em constante evolução e transformação. Por conta da relevância desse tema, hoje, discutiremos algumas dicas para gestores e profissionais de Recursos Humanos (RH) lidarem eficazmente com a geração Z no mercado de trabalho.

 

Expectativas da geração Z

Essa geração cresceu em um mundo digitalizado e globalizado, fato que influenciou sua forma de encarar a carreira profissional.

Uma das principais expectativas da geração Z é encontrar um trabalho que proporcione propósito e significado. Esses jovens valorizam a possibilidade de fazer a diferença e contribuir para causas importantes, mas, principalmente, oportunidades claras de desenvolvimento.

Além disso, eles desejam flexibilidade e autonomia, buscando oportunidades de trabalho com horários flexíveis e a capacidade de conciliar vida pessoal e profissional de forma equilibrada. Além disso, resgatando o que foi citado anteriormente, a geração Z também espera um ambiente de trabalho inclusivo, diverso e colaborativo, onde seja possível se expressar livremente e  perceber a valorização de  suas ideias e contribuições.

De acordo com uma pesquisa da Gente (conexão Globosat), algumas estatísticas importantes devem ser consideradas e analisadas pelas equipes de gestão e RH:

- 79% desejam trabalhar em médias e grandes empresas;

- 14% consideram uma startup o local ideal de trabalho;

- 38% esperam planos de saúde e cuidados com a saúde física e mental;

- 96% acreditam que um bom líder busca o desenvolvimento da equipe e compartilha conhecimento.

Há também uma frustração profissional: 77% dos jovens da geração Z acreditam que precisam se esforçar muito mais do que as gerações anteriores para ganhar espaço e reconhecimento no mercado de trabalho.

 

12 dicas para a gestão e RH
 

1. Compreenda a mentalidade da geração Z

Lembre-se, principalmente, da diversidade, da inclusão e da transparência.
 

2. Ofereça um ambiente de trabalho flexível

A flexibilidade é essencial para a geração Z, portanto, ofereça a possibilidade de conciliar a vida pessoal com a profissional para atrair e reter talentos dessa geração.
 

3. Proporcione oportunidades de aprendizado contínuo

Por exemplo, programas de treinamento e oportunidades de crescimento profissional.
 

4. Estimule a colaboração e o trabalho em equipe

Aproveite a criatividade e a disponibilidade de trabalho em grupo dessa geração.
 

5. Reconheça e valorize o trabalho realizado

Elogios genuínos e recompensas ajudam a fortalecer o senso de pertencimento e o comprometimento com a empresa.
 

6. Aposte na autenticidade e transparência

A geração Z tem um radar para a autenticidade. Portanto, seja transparente em suas comunicações e demonstre os valores e a cultura da empresa, de forma genuína.

 

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7. Priorize a responsabilidade social

A geração Z valoriza empresas que se preocupam com questões sociais e ambientais. Se sua empresa está engajada em causas relevantes, mostre o impacto positivo da empresa dessas escolhas para a sociedade.

 

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8. Feedbacks construtivos

Comunicação é fundamental em toda geração, mas, no mercado de trabalho, a geração Z se destaca ao compartilhar suas opiniões. Portanto, esteja aberto(a) a receber feedbacks construtivos e utilize essas informações para melhorar processos e promover um ambiente de trabalho mais eficaz.
 

9. Desenvolva habilidades de liderança

A geração Z se identifica com  líderes inspiradores e autênticos. Invista no desenvolvimento de habilidades de liderança, proporcionando treinamentos e mentorias. Assim, no futuro, a geração Z também dará origem a líderes eficazes.
 

10. Equilibre a tecnologia com a interação humana

Apesar de serem nativos digitais, os pertencentes à geração Z também valorizam a interação humana. 53% deles preferem a comunicação presencial ao invés de e-mail e mensagens de texto. Equilibre o uso da tecnologia com momentos de conexão pessoal, seja por meio de reuniões presenciais, seja por atividades de team building.
 

11. Promova o equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal

A geração Z valoriza o equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. Incentive a prática de hábitos saudáveis, como a realização de pausas regulares, atividades físicas e momentos de lazer.
 

12. Invista em planos de saúde e odontológico

A maioria dos profissionais no mercado de trabalho não só da geração Z, mas de todas as outras, tem como fator decisivo na escolha de um emprego a presença de plano de saúde.

Estatisticamente, 79% dos brasileiros consideram “muito importante”. O dado é do IESS/Ibope - Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) e do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).

 

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Lidar com a geração Z no mercado de trabalho requer compreensão, adaptação e flexibilidade. Ao compreender as características e valores dessa geração, os gestores e profissionais de RH podem criar um ambiente de trabalho que promova o engajamento, a motivação e o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores.