O implante dentário é um pino composto de titânio posicionado cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais e são alternativas eficazes e seguras para substituir um ou mais dentes perdidos.

Se tornaram muito populares como uma nova opção para a reabilitação oral de pacientes que tiveram traumas em seu sorriso, além de serem uma alternativa estética mais fiel ao dente, o que promove um resultado mais natural. Porém, por conta das diversas etapas no processo de implementação, ainda gera dúvidas.

 

Como funciona o implante?

Os implantes dentários estão cada vez mais modernos e se tornaram a opção mais desejada por quem quer fugir das dentaduras ou próteses convencionais. Atualmente a técnica mais usada é a integração óssea, em que há contato direto entre osso e implante.

Integrados ao osso, próteses únicas, parciais ou até mesmo totais, montadas com a colocação dos implantes permitem que a prótese não se movimente e não mude de posição na boca, garantindo maior segurança durante os movimentos bucais como a fala e a mastigação.

Também proporcionam um resultado mais natural do que as pontes ou dentaduras convencionais.

Para colocar implantes, é necessário que a saúde da gengiva e dos ossos esteja em dia.

Quanto tempo dura um implante dentário?

A durabilidade do implante varia de 10 a 20 anos. A garantia do sucesso em longo prazo está atrelada ao cuidado contínuo, a higiene bucal e visitas regulares ao dentista.

 

Cuidados que devem ser tomados após o implante

Após a colocação do implante é necessário manter alguns cuidados que irão garantir o sucesso e um bom resultado desse tratamento.

Nos primeiros dias mantenha uma alimentação saudável focada em alimentos frios, líquidos ou pastosos como açaí, sorvete, vitaminas e sucos. Depois desse período você poderá escolher alimentos com outra consistência, mas é importante evitar alimentos mais duros ou que possam machucar a região implantada.

Para diminuir o inchaço ou até mesmo um possível sangramento coloque gelo na região. Lembrando que, caso esses sintomas se mantenham por muito tempo, deve-se procurar um profissional para uma avaliação.

Mantenha atenção com a higiene bucal, algumas medidas podem pedir mudanças. É necessário fazer visitas periódicas ao dentista para acompanhar e cuidar da manutenção, de acordo com cada situação e quadro.

Com os implantes unitários, a higienização é feita da mesma forma que em um dente natural, com escovação, enxaguante bucal e fio dental. Já para as pessoas que usam prótese múltiplas, é importante uma higiene mais completa, com o uso de escovas interdentais.

Ressaltamos que a escolha do local em que o procedimento é realizado também é extremamente importante. Nas clínicas Dental Prime Clinic você encontra conforto e segurança para alcançar o seu sorriso dos sonhos.