Como controlar este distúrbio?

A insônia é um distúrbio que se caracteriza pela dificuldade de começar a dormir, continuar dormindo ou acordar antes do horário programado. Geralmente está relacionada a mudanças no humor como ansiedade e depressão, falta de exercícios físicos, doenças crônicas ou até mesmo alguns medicamentos, sendo assim, é difícil identificar apenas com o primeiro diagnóstico.

O tratamento consiste na melhoria de hábitos, terapia comportamental e na identificação e controle das causas subjacentes. Também é possível usar pílulas para dormir, mas seus efeitos colaterais devem ser monitorados e a decisão deve ser tomada junto com um especialista.

Em 2017, durante o congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), aconteceu um debate com o tema "insônia", onde foi discutido a importância e os impactos que as horas de sono possuem na saúde mental e física. A conclusão foi que a qualidade do sono pode até mesmo prevenir um AVC ou um infarto.

Quadros clínicos da insônia

A insônia está classificada em três categorias de acordo com sua frequência e duração. São elas:

- Transiente: dura apenas alguns dias podendo atingir até três semanas;

- Crônica: com longa duração, é aquela que dura mais de 3 semanas;

- Intermitente: possui curta duração, ocorre de tempos em tempos, entre esses períodos há sono regular.

As causas podem ser orgânicas ou psíquicas e, geralmente, esses sintomas são diagnosticados pela própria pessoa. Não possuem cura, porém o tratamento é bastante eficaz quando realizado com disciplina. 

Como funciona o tratamento 

O tratamento pode ser feito com ou sem medicamentos, tudo depende da avaliação do médico. Por isso, sugerimos que visite alguma clínica especializada com profissionais na área da saúde para receber o diagnóstico correto. 

Mudanças de hábitos devem ser feitas para reeducar o corpo a adormecer no momento certo. Uma atividade muito interessante e eficaz é conhecida como higiene do sono e consiste em adotar hábitos que facilitam o relaxamento. 

Essas dicas devem ser feitas poucas horas antes de adormecer, confira abaixo:

- Deitar-se e levantar-se sempre no mesmo horário;

- Evitar cochilar por um grande período durante o dia;

- Evitar luzes ou barulhos excessivos no quarto;

- Optar por exercitar-se durante o dia;

- Comer alimentos leves antes de dormir; 

- Não assistir televisão, mexer em celulares, computadores ou tablets uma ou duas horas antes de dormir;

- Consumir chá de maracujá ou camomila para facilitar o relaxamento.

Também é bastante válido incluir em sua rotina algumas práticas que exijam concentração, como meditação, aulas de arte, yoga ou a prática de algum esporte. 

De modo geral, logo após a prática do exercício, o corpo exige uma recuperação maior fazendo com que o descanso seja priorizado, o que pode viabilizar a qualidade do sono naquela noite.

Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog da Care Plus para mais dicas de saúde.