No momento da perda de peso ou ganho de massa surgem sempre dúvidas relacionadas ao consumo da quantidade ideal ou à qualidade dos alimentos que serão ingeridos nas refeições.

O mais importante é compreender que o cardápio deve se manter equilibrado para que os resultados desejados possam ser atingidos. Com a inclusão da quantidade certa de todos os grupos alimentares é possível chegar ao efeito desejado.

É preciso construir novos hábitos de maneira gradual, considerando a inclusão de alimentos com o objetivo de atingir uma maior diversidade e o controle de quantidades e calorias.

Alimentos com maior valor nutricional ajudam a manter a saúde, já que possuem maior eficácia na tarefa de suprir as necessidades do organismo.

O que é correto fazer?

Tudo irá depender do resultado que você deseja atingir, porém é importante sempre priorizar o consumo de alimentos que forneçam melhor qualidade. Desse modo, é possível adequar as refeições conforme as necessidades de cada pessoa.

Aos que desejam emagrecer, é importante melhorar a qualidade dos alimentos e focar na redução de industrializados ou fast-food. Por exemplo: o consumo de fibras, encontradas em vegetais e cereais integrais, pode ajudar no emagrecimento, afinal precisam de mais tempo para serem digeridos, prolongando a sensação de saciedade, o que também contribuindo para a digestão.

Já para o ganho de massa é importante conciliar exercícios de resistência com uma alimentação adequada. Para que uma dieta correta seja desenvolvida é importante o acompanhamento de um nutricionista capacitado (especialista em nutrição).

Realize exercícios e evite mudanças radicais

Os exercícios são importantes aliados para a mudança da composição corporal, com eles é possível potencializar os resultados da dieta, além de garantir uma vida mais saudável. Busque profissionais qualificados e comprometidos com o bem-estar nessa etapa também.

Os ganhos físicos que irão promover as alterações desejadas serão sentidos e identificados aos poucos e nesse estágio o mais significativo é manter-se emocionalmente bem, aceitando o tempo fundamental para se atingir o objetivo.

Por isso, é recomendável não comparar a sua evolução com a de pessoas próximas e não aderir a dietas milagrosas, isso pode levar a sua saúde a cenários perigosos. Aceite que seu organismo e metabolismo é único e diferente e, por este motivo, os resultados variam em tempo de pessoa para pessoa.

Caso tenha dificuldades, pesquise por bons profissionais nas áreas da psicologia, educação física e nutrição. Com esse suporte, será possível ultrapassar barreiras sem comprometer sua saúde.   

Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog da Care Plus para mais dicas de saúde.