Quem está à frente da gestão de recursos humanos de uma empresa sabe que acompanhar indicadores que mensuram o desempenho e a evolução de toda a equipe é fundamental. Entre outros aspectos, esses números podem apontar para possíveis melhorias, capazes de contribuir com a elevação no nível de produtividade no trabalho.

Embora o conceito de produtividade muitas vezes seja usado de forma vaga, ele aponta para a direção que um negócio deve seguir para incrementar sua capacidade de produzir mais e melhor. Assim, são maiores as chances de atender as demandas dos clientes.
 

Afinal, o que é produtividade?

Para estarmos todos na mesma página antes de prosseguir, vale reforçar o que efetivamente significa produtividade, um termo oriundo da economia. De forma resumida, ele designa a capacidade de produção de um bem ou serviço, utilizando de forma mais eficiente os meios empregados para esse fim. Isso inclui, por exemplo, a mão de obra, os materiais e o tempo, entre outros.

Portanto, alguém mais produtivo(a) é quem consegue entregar melhores resultados utilizando menos recursos. Em outras palavras, aprimorar a produtividade envolve adotar processos para otimizar todo o trabalho desenvolvido.

A produtividade pode ser calculada tanto em nível individual quanto coletivo. Ou seja, cada colaborador(a) pode ter seu indicador em relação a esse atributo. Do mesmo modo, empresas podem ter suas produtividades comparadas, sobretudo para entender de que modo ganhos nesse quesito podem se transformar em diferencial competitivo.

Entretanto, em muitos casos, os ganhos de produtividade não são obtidos apenas quando se produz mais e sim quando se produz com maior qualidade. Para uma fábrica de carros, por exemplo, sempre é vantajoso produzir quatro carros onde antes eram produzidos apenas três. Todavia, em postos que exigem criatividade ou rigor técnico, a qualidade é um aspecto que tende a sair na frente em qualquer avaliação.

 

Saiba mais: Como fazer corretamente a gestão de saúde dos colaboradores da empresa?

 

Quais as estratégias mais adotadas para elevar a produtividade no trabalho?

É possível promover melhorias para incrementar a produtividade tanto a partir do ponto de vista individual quanto do coletivo. Um(a) colaborador(a) pode, por exemplo, ter a opção de trabalhar nos horários em que se sinta mais confortável ou ainda fazer pequenas pausas entre uma tarefa e outra para aumentar seu desempenho.

Do ponto de vista coletivo, gestores(as) podem atuar para tornar o ambiente de trabalho mais favorável à ampliação da produtividade no trabalho, fazendo disso um objetivo. Entre algumas das estratégias possíveis estão:
 

Estruturar processos

Para entregar o produto ou serviço proposto, uma empresa precisa cumprir uma série de etapas. Dessa forma, identificar e organizar essa sequência de ações ajuda bastante a melhorar a produtividade. A partir disso, é possível identificar gargalos, promover ajustes e tornar o desenvolvimento do trabalho mais sinérgico e alinhado à capacidade da equipe.


Contar com uma equipe capacitada

Colaboradores(as) mais capacitados tendem a oferecer ganhos de produtividade. Ainda que esse não seja um fator isolado, é inegável como o aperfeiçoamento de diversas competências dentro do time pode tornar o trabalho mais eficiente. E isso não se restringe às questões técnicas: habilidades comportamentais também podem ser aprimoradas.
 

Manter um clima organizacional que favoreça a cooperação

Um clima organizacional saudável fortalece a noção de propósito coletivo e faz com que a colaboração entre os membros de um time seja natural. Isso pode trazer ganhos de desempenho e tornar o dia a dia profissional mais agradável, aumentando também a satisfação profissional de todos.
 

Usar ferramentas que otimizem o trabalho

Dentro da natureza da atividade da empresa, avaliar que ferramentas (como softwares, aplicativos ou qualquer outro recurso) podem ajudar nas diversas tarefas da rotina. Mecanismos que facilitem a distribuição de demandas e tornem a comunicação mais ágil ou ajudem no controle do tempo gasto em cada tarefa podem fazer muita diferença.
 

Enfrente o absenteísmo

Um fenômeno multifatorial, o absenteísmo no trabalho afeta a produtividade e pode elevar uma série de custos para a empresa. Por isso, é preciso avaliar se as faltas constantes estão associadas a causas relacionadas ao ambiente de trabalho (como acidentes ou estresse) ou a causas indiretas (como problemas de saúde).

As consequências das doenças crônicas não transmissíveis são um exemplo de como a saúde impacta o absenteísmo. O(a) colaborador(a) pode ter que se ausentar do trabalho com mais frequência por causa das complicações de condições não tratadas. Logo, investir no cuidado com o bem-estar certamente influencia na melhoria da produtividade.

Independente das melhorias implementadas para promover ganhos de produtividade no trabalho, toda iniciativa deve ser frequentemente reavaliada. Dessa forma, é possível entender o que está surtindo o efeito esperado e realizar novos ajustes conforme necessário.

Para saber mais sobre os riscos dos acidentes de trabalho e conferir medidas de prevenção efetiva a esse problema, confira esse outro conteúdo que já passou aqui pelo blog da Care Plus.