Na hora do recrutamento, as habilidades pessoais e comportamentais se tornaram tão importantes quanto os conhecimentos técnicos.

O mercado de trabalho está se tornando cada vez mais competitivo. Por isso, os jovens talentos, que estão iniciando ou aprimorando sua carreira neste momento, precisam estar atualizados sobre as novas exigências na hora de procurar um emprego.

Em sua busca por profissionais competentes e dedicados, as empresas não estão mais apenas avaliando o que consta no currículo profissional, e sim o perfil pessoal do candidato. Neste cenário, duas nomenclaturas se tornaram muito populares: hard skills e soft skills.

De acordo com os especialistas da PUCRS, as hard skills são as habilidades técnicas que você aprende em aulas, cursos, livros e demais materiais de estudo. Ou seja, podem incluir idiomas, ferramentas e experiências profissionais – todas as atividades que podem ser aprendidas e aprimoradas.

as soft skills, por sua vez, são as habilidades interpessoais, que ditam as relações no ambiente de trabalho, certas posturas profissionais e comportamentos. Dessa forma, estão mais conectadas às capacidades mentais, emocionais e sociais.

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A importância das soft skills

Segundo uma pesquisa inédita desenvolvida pela WGSN e LinkedIn sobre as tendências do futuro do trabalho, atualmente, as habilidades humanas estão sendo mais valorizadas pelos recrutadores. E são complementares aos conhecimentos técnicos e tecnológicos no mercado profissional.

Isso porque coisas como saber se comunicar, trabalhar sob pressão e ser flexível na resolução de problemas, por exemplo, afetam diretamente os relacionamentos e a produtividade de toda a equipe. E podem definir o sucesso dos processos e entregas.

Essas habilidades particulares, apesar de poderem ser aperfeiçoadas, são muito definidas pela cultura, criação e educação de cada pessoa. Dessa forma, treinar um novo colaborador para aprender hard skills – como um software ou um processo interno – é muito mais fácil e rápido do que desenvolvê-lo em uma habilidade pessoal.

Vale lembrar que as soft skills são necessárias para qualquer cargo, assim garantindo um ambiente de trabalho menos estressante e mais eficiente. No entanto, para as posições de liderança, elas contam ainda mais pontos e são essenciais para a o seu crescimento na carreira profissional.

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7 soft skills desejadas pelas empresas

Confira abaixo uma lista de habilidades e atitudes pessoais, sociais e comunicativas que estão entre as prioridades das empresas na hora da contratação. Bem como te ajudam a ter um bom desempenho e relacionamento no ambiente corporativo em que você já trabalha.
 

1. Comunicação

Em entrevista para a Forbes, um dos fundadores da Associação Brasileira de Startups destacou a comunicação ativa e eficaz como a principal soft skill requisitada no mercado.

Isso não quer dizer só escrever, falar bem em público e ter clareza na interpretação e transmissão de ideias, mas também saber ouvir e persuadir o seu público. Dessa forma, o trabalho em equipe e o relacionamento com clientes e parceiros flui naturalmente.
 

2. Capacidade de resolver problemas

Segundo a pesquisa ‘Global Talent Trends’, realizada pelo LinkedIn, ter aquele jogo de cintura na hora de contornar problemas e buscar soluções é a habilidade mais buscada na atualidade.

Principalmente após a pandemia com o trabalho remoto, estar atento a detalhes e conseguir analisar situações complexas para trazer melhorias fazem a diferença no desempenho e estruturação dos processos.
 

3. Trabalho em equipe

Quando um colaborador não sabe como trabalhar em grupo, sua atitude pode acabar afetando todo o ambiente profissional e o desempenho dos colegas. Trabalhar em equipe é saber ter empatia, respeito, comunicar-se de forma clara e ser colaborativo. Ou seja, todos trabalham por um único objetivo, se ajudando e complementando ideias.

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4. Resiliência e adaptabilidade

Um artigo da Universidade de Caxias, no Rio Grande do Sul, define a adaptabilidade no ambiente de trabalho como a capacidade de se ajustar em qualquer situação diversa. Dessa forma, é preciso estar atento e preparado para as possíveis mudanças do mercado, para assim superar obstáculos, aproveitar as oportunidades e inovar.
 

5. Ética

De acordo com o Conselho Federal de Administração, atitudes que ferem a ética e as condutas morais estão entre as principais causas de demissão. Por isso, as empresas esperam mais comprometimento, responsabilidade, lealdade e honestidade no comportamento dos profissionais, principalmente diante de condutas que podem ser julgadas como imorais e/ou ilegais.
 

6. Criatividade

O pensamento criativo e estratégico é aquele naturalmente empreendedor, que analisa a competitividade do mercado e traz inovações e mudanças para superá-la. Por esse motivo, os recrutadores valorizam profissionais que pensam fora da caixa e constantemente trazem soluções, ideias de projetos, produtos e melhorias.
 

7. Liderança

Um bom líder precisa possuir um conjunto de soft skills, principalmente de comunicação, criatividade e trabalho em equipe. No entanto, é necessário ainda ser proativo e saber atuar nesse papel, assumindo todas as responsabilidades, além de conquistar sua equipe para conduzi-la da forma mais produtiva, garantindo ainda a satisfação e crescimento pessoal de cada um.

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Como desenvolver as soft skills?

Por mais que essas habilidades estejam vinculadas à personalidade e às características pessoais, é possível sim trabalhar esses aspectos em si mesmo para aperfeiçoá-los.

O primeiro passo é desenvolver a sua inteligência emocional e buscar o autoconhecimento. Dessa forma, você consegue identificar seus pontos fortes e fracos e, também definir as mudanças que são necessárias dentro dos seus objetivos profissionais. Isso pode ser feito com o acompanhamento de um psicólogo.

A Universidade Charles Sturt, da Austrália, também destaca a importância dos cursos já existentes que são focados no desenvolvimento dessas habilidades, como liderança, empreendedorismo, pensamento criativo e comunicação.

Principalmente para os profissionais que estão ativos no mercado de trabalho e buscam se atualizar e aperfeiçoar um ponto específico em sua atuação, alguns cursos on-line e/ou de curta duração podem contribuir com o caminho do sucesso.

 

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