A prática da atividade física é uma das maneiras mais eficazes de promover a saúde. O exercício físico melhora a função cardiorrespiratória, a circulação sanguínea, fortalece ossos e músculos, ajuda na perda e na manutenção do peso, aumenta a sensação de bem-estar, combate a ansiedade, o estresse e a depressão, entre outros benefícios.

O cuidado com a alimentação e hidratação são fundamentais para quem pratica esportes de forma regular e mais intensa.

Hidratação 

Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva (SBME), em exercícios físicos prolongados (por mais de 1 hora), a recomendação é:

- Consumir de 250 a 500 ml de água, 2 horas antes do exercício.
- Durante o exercício: recomenda-se a ingestão nos primeiros 15 minutos e depois a cada 15 ou 20 minutos. A quantidade, nesse caso, depende da taxa de sudorese (suor) do praticante da atividade, mas varia de 500 a 2000 ml/hora.
- Após o exercício: recomenda-se continuar a ingerir líquidos para compensar a perda de água através da urina e do suor

Repositores hidroeletrolíticos

Para pessoas que fazem mais de uma hora de exercícios físicos, ou que fazem de forma intensa e intermitente por menos de uma hora, recomenda-se a ingestão de repositores hidroeletrolíticos. Para praticantes de atividades físicas, que visam apenas melhorar a qualidade de vida, só será necessário o uso dos repositores se esse indivíduo tiver uma perda do peso corporal durante a atividade superior a 2%.

Alimentos indicados para consumir antes e depois da atividade física

Antes do treino: consuma carboidratos complexos, que têm baixo nível glicêmico, como maçã, pera, damasco seco, mel e pão integral. Esses alimentos ajudam a regular a glicose no sangue, evitando quadros de hipoglicemia.

Dica: O ideal é comer uma hora antes do treino, consumindo mais carboidratos complexos e menos proteína e gorduras. Isso porque o carboidrato é a fonte primária de energia, que retarda a fadiga, entre outros benefícios.

Depois do treino: consuma carboidratos de alto índice glicêmico (exemplo: pão de forma branco, suco de laranja, biscoito de água, manga, arroz branco, cereal de milho), juntamente com proteínas magras (queijo branco, iogurtes, atum).
Dica: A refeição pós-treino é fundamental para restabelecer os níveis de energia utilizados para realização do exercício.

 

Veja mais dicas de saúde no Blog Care Plus!