As vacinas são substâncias que têm como função estimular nosso corpo a gerar uma resposta imunológica que nos ajuda a proteger contra determinada doença, sendo essa proteção conhecida como imunização. A vacinação cumpre um importante papel na prevenção das doenças, pois a imunização é a única maneira de garantir que doenças erradicadas na população não voltem. Não é de hoje que dados sobre a diminuição da vacinação aumentam de forma alarmante.

As vacinas cumprem um importante papel na prevenção de doenças muito antigas como caxumba, sarampo e rubéola. Atualmente alguns pais e responsáveis se recusam a vacinar seus filhos, o que faz com que a propagação de muitas doenças, que poderíamos considerar extintas no Brasil e em vários lugares do mundo, retornem a atingir mais pessoas e voltem a se desenvolver.

Apesar do momento atual delicado, com o distanciamento social, a vacinação da população é extremamente importante, não só devido a prevenção individual, pois quando nos vacinamos, estamos ajudando toda a nossa comunidade a diminuir casos de determinada doença, ou seja, estamos também cuidando do próximo além de nós mesmos.

Essas quedas na vacinação da população, em alguns casos, acontecem pela pouca disponibilidade de materiais e produtos para a produção de vacinas em alguns lugares mais carentes e de difícil acesso. Entretanto, outra situação em que podem ocorrer a redução na vacinação é a percepção enganosa de parte da população que uma determinada doença desapareceu, não sendo mais necessária a vacinação.

Mediante esse pensamento que é defendido por alguns, a diminuição desse cuidado resulta na queda da imunização da população, trazendo novamente a manifestação de várias doenças e colocando a sociedade em perigo de se expor a determinada doença. Porém, vale ressaltar que, atualmente as campanhas de vacinação continuam ativas, com o objetivo de resgatar os níveis altos de vacinação do passado.

Internacionalmente o Brasil possui um grande reconhecimento por seu programa de imunização, com o objetivo de distribuir vacinas de forma gratuita à população através do PNI (Programa Nacional de Imunização) por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Apesar da prestação desse serviço, houve queda no consumo de vacinas no país.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há um alerta para uma “terceira onda” de febre amarela no país, além de compartilhar e reforçar a importância de manter essa medida preventiva essencial na saúde de todos.

Por isso, ressaltamos a necessidade da vacinação. Mantenha-se atento ao calendário de vacinas de seu filho (a) e as suas também. Não levar a sério esse cuidado pode prejudicar sua família e inúmeras outras pessoas.

Destacamos também que, na Care Plus, fornecemos aos nossos beneficiários uma ampla cobertura de vacinação, com o objetivo de manter todos seguros e protegidos. Entre em contato com a nossa Central de Relacionamento no telefone: 0800 13 2992 e verifique as coberturas do seu plano. Cuide-se!