Dentro de uma empresa, muito mais do que contratar colaboradores, a equipe de Recursos Humanos é responsável por zelar pelas boas relações profissionais. Sua boa gestão equilibra a satisfação dos funcionários com as metas e objetivos organizacionais a serem alcançados.

Com tantos arquivos e documentos que esses profissionais precisam lidar no dia a dia, organizar as informações durante a rotina corrida é uma tarefa difícil. Além disso, são muitas as responsabilidades desse setor, principalmente na gestão de pessoas, que precisam de atenção e dedicação.

É verdade que a nossa sociedade vive em constantes mudanças. E os reflexos tecnológicos, cada vez mais avançados, estão automatizando processos para garantir mais eficiência e qualidade nos serviços. Para a área de recursos humanos não seria diferente. Com isso, surgiu o RH Digital.
 

O que é o RH Digital?

Um artigo da Organização Internacional de Pesquisas Científicas define RH Digital como a aplicação de ferramentas tecnológicas na gestão de recursos humanos para a eficiência organizacional. Ou seja, utilizar a transformação digital como auxiliar na estratégia dos negócios e das pessoas.

Esse conceito também envolveu a mudança de comportamento e mentalidade ao longo dos anos. O setor de recursos humanos entendeu que pode contar com novas tecnologias sem substituir pessoas por ferramentas. Com a ajuda digital, os colaboradores ganham alguns benefícios.
 

3 vantagens do RH Digital

1. Tempo x eficiência

A automação de tarefas que muitas vezes tomam mais tempo do que realmente agregam valor é um grande ganho para a empresa. Isso inclui as funções administrativas usuais e repetitivas, como relatórios e registros de documentações.

Assim, o profissional de RH pode usar esse tempo para se dedicar mais à gestão e treinamentos das pessoas, por exemplo. A eficiência em suas tarefas de alto valor e sua dedicação às campanhas internas e aos colaboradores aumenta automaticamente.
 

2. Organização dos dados

Em todas as áreas, a quantidade de dados gerados por dia é grande e exige uma boa organização para que eles sejam utilizados nas tomadas de decisão. As análises do RH envolvem as métricas estratégicas de recrutamento, contratação, motivação e desenvolvimento.

Com sistemas automáticos, armazenar e analisar esses dados se torna uma tarefa mais fácil. Além disso, é possível gerar relatórios de maneira mais efetiva e rápida. Com essas mudanças nos processos e fluxos, as metas podem ser mais bem traçadas e alcançadas.
 

3. Satisfação do colaborador

Com uma agenda mais livre e ferramentas que auxiliam no dia a dia, o colaborador do RH também trabalha melhor. Com isso, aumenta-se a produtividade, a motivação e até mesmo a sua vontade de continuar na empresa.
 

Processos e ferramentas

Existem diversos tipos de tecnologias que podem fazer parte do conceito de RH Digital e facilitar o trabalho do setor. Desde ferramentas de comunicação até de processos administrativos. Algumas são gratuitas e outras dependem do investimento que a empresa pode fazer. Confira algumas abaixo!
 

Gestão de pagamentos e benefícios

Geralmente, esses são os primeiros sistemas a serem implementados e já estão presentes em muitas empresas. São ferramentas básicas que ajudam com a gestão de documentos, licenças, processos, pagamentos, planos de saúde e férias. Fazem parte das mais importantes para o RH Digital.
 

Veja mais: Como fazer corretamente a gestão de saúde dos colaboradores da empresa?
 

Gestão de ponto

Uma plataforma que faz o controle de ponto. O RH consegue ver toda a jornada do colaborador e receber os cálculos de horas e fechamento de folha de forma automática. Assim, é mais prático entender e identificar as horas extras, faltas e atrasos de cada colaborador.
 

Processo de recrutamento

Já existem plataformas que auxiliam na contratação de novos colaboradores. Segundo um artigo da Rutgers University, pesquisas apontam que elas ajudam a melhorar a comunicação entre o recrutador e os candidatos, diminuindo as frustrações de ambos. Os filtros também auxiliam na identificação de talentos.
 

Veja mais: 3 formas de otimizar a retenção de talentos na empresa
 

Comunicação

A comunicação interna da empresa, voltada para o engajamento dos colaboradores, é de extrema importância para um bom ambiente corporativo. Nesse cenário, surgem as redes sociais corporativas, que permitem que o RH lance campanhas, dê avisos e até gere debates essenciais.

Além disso, também existem os softwares de comunicação em chat ou de vídeo. Eles colaboram para reuniões, entrevistas e alinhamentos com funcionários ou equipes que estão trabalhando de forma remota.
 

Campanha de e-mails

O e-mail é uma das ferramentas com que o RH mais trabalha, por isso as plataformas de automação de campanhas de e-mail são ótimas alternativas. Elas podem agilizar o processo das campanhas internas para os colaboradores e até as respostas para os candidatos de processos seletivos.
 

Pesquisas, feedbacks e gestão de desempenho

Faz parte do trabalho do RH entender as necessidades dos colaboradores e avaliar seus desempenhos. As ferramentas de pesquisa e feedback, como o próprio Google Forms, ajudam a coletar sugestões e comentários que colaboram com a melhora do ambiente corporativo.

Ainda, as ferramentas analíticas e de gerenciamento de avaliação ou gestão de talentos também contribuem para uma boa tomada de decisão. Elas permitem a criação de metas e um planejamento para o quadro de funcionários e os resultados que a empresa quer alcançar.
 

Gerenciamento de tarefas diárias

São sistemas muito simples e conhecidos, como a plataforma Microsoft Planner, que colaboram com a organização de processos internos. Os colaboradores podem controlar seu próprio trabalho ou o da equipe. Também trazem a flexibilidade do fácil acesso on-line para quem precisa trabalhar de casa.

E essas são só algumas das ferramentas que podem auxiliar a sua empresa no dia a dia. Vale lembrar que as inovações não param! Mas o mais importante é entender que tecnologias como o RH Digital não substituem os profissionais de nenhuma área e sim são aliadas de um trabalho mais ágil e eficiente.

A Care Plus facilita todo o processo de implantação do plano de saúde na empresa de forma digital. Isso seja no suporte à comunicação para os beneficiários ou na documentação necessária. Saiba mais aqui!