Rinite é uma inflamação aguda ou crônica das mucosas nasais. Ela pode ser de causa infecciosa, causada por vírus, ou alérgica, sendo esse o quadro mais corriqueiro. Em ambos os casos, seus sintomas e evolução são muito parecidos.

Os casos crônicos recorrentes surgem por conta da resposta do sistema imunológico, quando partículas consideradas alérgenos (substâncias que induzem uma reação de hipersensibilidade, ou seja, uma reação alérgica) são inalados, como por exemplo: pó, odores fortes de produtos químicos, fungos, poeira e ácaros.

O nariz é a primeira barreira de proteção do nosso corpo contra substâncias tóxicas e irritantes inaladas durante a respiração. Graças ao seu mecanismo de defesa, é possível impedir que esses componentes alcancem os pulmões. Faz parte dessa resposta a obstrução nasal para o bloqueio do agressor, além da coriza e espirros na tentativa de expulsão.

Coriza e espirros são reações comuns do corpo e um comportamento rotineiro do organismo de qualquer pessoa. Porém, quando essa resposta aos alérgenos ocorre de forma duradoura e exagerada, caracteriza-se a rinite alérgica, doença crônica provocada pelo contato com os alérgenos.

No Brasil, cerca de 10% a 25% das pessoas sofrem com a rinite alérgica, principalmente moradores de grandes capitais que estão expostos a uma quantidade maior de poluição do ar.

Existem também componentes genéticos que favorecem a manifestação de problemas alérgicos. Por exemplo, quando os pais têm rinite, as chances de seus filhos desenvolverem esse problema respiratório é de 50%. Uma pessoa que carrega essa predisposição, quando entra em contato com um alérgeno, se torna reativa e não o tolera.

No entanto, mesmo que nenhum dos pais tenha alergia, a criança ainda pode ter problemas alérgicos, como conjuntiviteasma e alguns tipos de alergia de pele. A rinite tende a acontecer nos primeiros anos de vida, podendo em alguns casos atípicos se apresentar em um momento mais tardio da vida.

Sintomas

Quanto mais tempo a pessoa se mantém em exposição aos alérgenos, mais respostas do sistema imune irão ocorrer, causando os seguintes sintomas:

- Obstrução nasal

- Coriza

- Espirros

- Coceira no nariz, na garganta, no céu da boca e nos olhos

- Irritabilidade

- Olhos lagrimejando

Tratamento da rinite alérgica

Não existe cura para esse problema, porém medidas simples podem ser muito eficazes no controle de uma crise, como:

- Cuidados com a higiene do local, deixando-o limpo e arejado para evitar o acúmulo de ácaros e fungos

- Uso de medicamentos mediante prescrição médica, como os anti-histamínicos e corticoides nasais

- Fazer atividades físicas

- Manter-se hidratado

- Na decoração da casa, evitar cortinas, carpetes, tapetes, almofadas ou outros objetos que possam acumular poeira. Caso os mantenha, mantê-los sempre limpos

Vale ressaltar que o acompanhamento médico é muito importante. Especialistas como imunologistas, alergologistas e otorrinolaringologistas podem diagnosticar as causas da rinite e prescrever um tratamento adequado para o controle dos sintomas.

Lembrando que, caso você seja um beneficiário Care Plus, é possível ter acesso a todos esses especialistas e amenizar ao máximo os problemas causados pela rinite alérgica.

Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog da Care Plus para mais dicas de saúde.