A retração gengival, também conhecida como gengiva retraída, é um problema bucal que se manifesta quando o tecido da gengiva sofre uma baixa em relação ao dente provocando seu deslocamento, o que faz com que parte da raiz dos dentes fique exposta.

Esse problema pode causar desconforto durante a rotina, pois provoca sensibilidade extrema e pode prejudicar até mesmo momentos de lazer.

 

Causas mais comuns

Os hábitos de uma higienização bucal incorreta podem ser agravantes para a retração gengival, assim como outras causas, sendo elas:

  • Genética: quando há uma pré-disposição à periodontal; 

 

  • Mau posicionamento dos dentes, ou seja, má oclusão dentária;

 

  • Traumas, o tecido da gengiva pode recuar após algum episódio de ferimento traumático na boca;

 

  • Bruxismo: distúrbio que promove o ranger dos dentes involuntariamente fazendo com que a pressão desses movimentos atinja a gengiva.

 

Sintomas mais frequentes

A retração gengival pode ocorrer apresentando sintomas diferentes, como:

Sensibilidade dentária excessiva; dores frequentes nos dentes; exposição visível da raiz; sangramento na gengiva (principalmente no momento da escovação).

Quanto mais rápido procura-se ajuda profissional, os sintomas e as dores não evoluirão para um quadro com etapas de tratamento mais delicadas.

 

Tratamento

Para solucionar este problema, é necessário primeiro uma visita ao dentista, e irá avaliar e ter mais detalhes da causa, para dar início ao tratamento adequado.

Nos casos em que sua manifestação ocorre pela acumulação de tártaro, deve ser feita uma limpeza mais especializada (tartarectomia), que tem o objetivo de facilitar a inserção das fibras gengivais no dente.

Já para os casos em que são identificados problemas periodontais, é feita uma redução nas bolsas periodontais com o objetivo de reduzir o acúmulo de bactérias.

Assim como vários outros problemas bucais, a escovação correta e frequente aliada ao uso de enxaguante bucal e fio dental, além das visitas frequentes ao dentista podem ajudar na prevenção e melhora dos sintomas desse problema.