Os seios da face são cavidades ósseas localizadas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. São revestidos por uma mucosa semelhante à do nariz. À semelhança da cavidade nasal, os seios da face são revestidos por uma membrana mucosa, composta por células que produzem muco e possuem cílios. As partículas de sujeira são retidas pelo muco e então removidas pelos cílios. A drenagem do muco pode ficar obstruída em situações como resfriados ou alergias, que provocam inchaço das mucosas. A obstrução da drenagem normal dos seios paranasais dá lugar a inflamação e infecção, o que chamamos de sinusite.

Tipos de sinusite

Sinusite aguda: é marcada pela presença da dor de cabeça na área do seio da face mais comprometida (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal). A dor pode ser pulsátil ou uma sensação de peso e pressão na cabeça. A obstrução nasal também é comum, com a presença de secreção amarelada e/ou esverdeada que dificultam o fluxo da respiração. Além disso, cansaço, coriza, tosse e febre são sintomas frequentes.

Sinusite crônica: é definida como processo inflamatório dos seios da face com duração maior que 12 semanas. Pode ocorrer tanto em adultos como em crianças, mas é tipicamente diagnosticada após os 30 anos de idade. Os quatro sintomas principais são:

- Secreção nasal anterior ou posterior purulenta

- Obstrução ou congestão nasal

- Dor facial ou sensação de pressão facial

- Diminuição do olfato

Tratamento da sinusite

O uso de medicamentos no tratamento da sinusite ocorre conforme a gravidade do quadro clínico. Em alguns casos, é necessária a prescrição de antibióticos, corticoides orais ou nasais e, o mais importante, o uso de nebulizadores com água filtrada ou soro fisiológico para eliminar a secreção e o descongestionamento nasal.

Além dos medicamentos, algumas medidas podem ser tomadas para prevenir ou melhorar a sinusite:

- Mantenha-se hidratado. Beba pelo menos dois litros de água por dia;

- Vacine-se contra a gripe (influenza);

- Higienize as mãos com frequência;

- Quando estiver com obstrução nasal, faça inalações com soro fisiológico ou vapor de água quente para eliminar as secreções;

- Pare de fumar e/ou evite frequentar locais com fumaça de cigarro;

- Não se exponha ao ar condicionado, pois, além de ressecar as mucosas e dificultar a drenagem de secreção, pode disseminar agentes infecciosos que contaminam os seios da face.

Vale ressaltar que o uso de medicamentos no tratamento da sinusite ocorre conforme a gravidade do quadro clínico. De toda forma, é importante buscar orientações médicas, pois, quando não tratada adequadamente, a sinusite pode evoluir para o seu quadro crônico e promover diversos incômodos permanentes. 

Consulte sempre um médico otorrinolaringologista para uma avaliação especializada.

Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog da Care Plus para mais dicas de saúde.