A gravidez é um momento da vida que requer muitos cuidados e atenção, principalmente em aspectos que envolvem a saúde.

Preservar hábitos saudáveis quanto a higiene bucal é importante em diversos momentos da vida, mas durante a gestação esses cuidados devem ser realizados com maior atenção.

A boca é a porta de entrada para várias doenças, por isso, nesse período é importante manter em dia os bons costumes bucais e uma alimentação saudável para uma gestação tranquila e segura.

Como problemas bucais afetam as gestantes

Uma mulher grávida passa por diversas variações hormonais e isso resulta na produção de uma série de importantes alterações relacionadas à cavidade bucal.  Entre elas, podemos citar a pré-disposição ao desenvolvimento de gengivite, refluxos, que quando contínuos fazem com que a produção do ácido gástrico retorne fazendo mal aos dentes e, também, a hiposalivação.

A gestante irá consumir mais alimentos, portanto, o consumo de carboidratos também será aumentado, um hábito que colabora com a incidência de cáries. Porém, tomando os devidos cuidados com a escovação e utilizando fio dental é possível controlar. 

Qual a maneira adequada para a gestante realizar a higiene bucal

A troca da escova deve ser realizada com frequência, porque sofre desgastes durante a sua utilização e com o tempo não consegue atender completamente suas funções. Opte por escovas macias e durante a escovação não exagere no creme dental, realize movimentos circulares de dentro para fora, sempre massageando a gengiva. E, no final, utilize o fio dental.

Mesmo que pareça simples, esse comportamento será o responsável pela prevenção de possíveis doenças.

Visitas ao dentista

Recomenda-se, para os casos de uma gravidez planejada, que visitas ao dentista sejam realizadas antes da gestação. O pré-natal odontológico consiste em manobras preventivas e de orientação para a manutenção da saúde da futura mãe e do bebê, com foco na integridade dos dentes, equilíbrio e harmonia da face.

Para uma gestação não planejada, é interessante incluir visitas ao consultório do dentista logo após a descoberta e conforme avaliação do profissional, os cuidados serão aplicados. Durante a gravidez, a mulher pode realizar procedimentos básicos de higiene, como profilaxias (limpeza) e restaurações, entretanto os tratamentos de canal e microcirurgias devem ser adiados e somente realizados em caso de emergência.

Vale lembrar ainda que, é importante entender que a gestação não é a responsável direta para a causa de problemas bucais. Entretanto, as alterações hormonais provocam instabilidade no organismo, que pode causar o surgimento de algumas doenças.

Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog da Care Plus para mais dicas de saúde.