Morar sozinho pode ser muito benéfico para algumas pessoas, porém para outras já não é uma tarefa muito simples, afinal não se trata apenas de um ambiente físico, mas também de um processo interno.

Com a pandemia provocada pela Covid-19, algumas pessoas relatam ainda mais a mudança de humor, sentimentos e reações diante de tantas informações e novos hábitos, isso em âmbito mundial.

De acordo com o dicionário, solidão é o estado de quem se acha ou se sente desacompanhado, ou seja, sozinho, ou até mesmo em isolamento. Pode parecer um sentimento simples e passageiro. De fato, realmente deve se manifestar dessa maneira, porém muitas pessoas podem se sentir assim, por um tempo muito longo e em diversas fases da vida, a solidão pode comprometer adultos, crianças e idosos.

Sentir-se muito tempo nesse estado pode modificar a produção de alguns hormônios como a serotonina, adrenalina e o cortisol, comprometendo o sistema imunológico, o que faz com que se comporte com menor eficiência, podendo causar o desenvolvimento de algumas doenças.

A solidão também pode afetar a saúde emocional e mental, já que sentir-se solitário por muito tempo pode levar a resultados negativos e nocivos ao estado emocional. Além disso, podemos considerá-la também como um dos sintomas da depressão, que se não for tratada pode desencadear quadros mais avançados.

Vale ressaltar ainda que ficar um período mais distante de algumas atividades ou até mesmo amigos e familiares pode fazer bem. Afinal, é possível que esse período se torne um momento de reflexão para a vida ou um simples descanso para cuidar e dar mais atenção à saúde. Não é necessário ter cautela com esse isolamento considerado benéfico.

Entretendo, no momento que essa condição é rotineira e mantida como objetivo de não criar vínculos ou dificultar a socialização, é necessário buscar ajudar de profissionais.

De todo modo, ao identificar esses sintomas busque fazer atividades como:

  • Exercícios físicos e até mesmo mentais como meditação e jogos de concentração;
  • Dedique-se a mais horas de lazer;
  • Busque dialogar sobre seus sentimentos com alguém próximo ou com profissionais;
  • Tenha mais atenção ao seu sono.

Lembrando que o papel de um profissional nesse momento da vida pode fazer toda diferença. Busque ajuda! E, caso seja um beneficiário Care Plus, você pode ter assistência psicológica de qualidade à distância com o Programa Mental Health.