Quer saber os sintomas da menopausa e como lidar com as mudanças do corpo? Continue lendo o artigo.

A menopausa é um processo natural. Ele é resultado do fim da menstruação e da capacidade de engravidar. Durante esse período, o corpo da mulher passa por mudanças hormonais significativas. Por isso, os sintomas da menopausa podem aumentar a insegurança e o desconforto. Conhecer os sinais e sintomas mais comuns é essencial para saber como lidar com esse processo e o que fazer para aliviar os incômodos.
 

Menopausa é o mesmo que climatério?

Apesar de muitas vezes serem usados como sinônimos, menopausa e climatério não são a mesma coisa. Climatério é um período de transição, já a menopausa começa após a última menstruação.
 

Climatério

O climatério corresponde ao período de transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo. Nele, os hormônios femininos apresentam uma queda acentuada causando sintomas como ondas de calor, mudanças de humor, entre outros.

Durante o climatério ainda há ciclo menstrual, no entanto os ciclos podem ser mais espaçados, irregulares e com variação no fluxo de sangue menstrual. Esse período de transição pode durar de 4 a 8 anos, tendo maior duração em mulheres que fumam e que tiveram a primeira menstruação (menarca) mais cedo.
 

Menopausa

Já a menopausa é o período pós-climatério. Sendo, portanto, confirmada após 12 meses sem nenhum ciclo menstrual. A menopausa geralmente acontece, na maioria das mulheres, entre os 45 e 55 anos de idade, mas pode ocorrer antes ou depois disso.

Com o fim da menstruação e as alterações hormonais, os sintomas da menopausa no corpo feminino podem, ou não, se intensificar, resultando em mudanças inclusive a longo prazo.

O estrogênio, por exemplo, é um hormônio que além de estar relacionado ao ciclo menstrual, protege o coração e os vasos sanguíneos das mulheres. Por isso, com o passar dos anos e a queda da produção desse hormônio, as mulheres se tornam mais suscetíveis a doenças cardiovasculares.

Além disso, mulheres em menopausa apresentam um aumento no risco de desenvolverem osteoporose. Por isso, o cuidado e acompanhamento clínico são essenciais para prevenir o surgimento de novas doenças ou complicações clínicas.
 

7 sinais e sintomas da menopausa
 

1. Menstruações irregulares

O intervalo entre os ciclos fica cada vez mais espaçado até ser interrompido por completo, sendo esse um dos sintomas mais característicos da menopausa.
 

2. Ondas de calor

Esse também é um dos sintomas da menopausa mais comuns entre as mulheres, ocorrendo principalmente no tronco e pescoço. Pode estar acompanhado, ou não, de palpitações no coração, vertigem e cansaço muscular. Além das ondas de calor intensas durante o dia, muitas mulheres relatam calor incomum no período noturno com suor excessivo que pode atrapalhar o sono.
 

3. Sintomas da menopausa relacionados a mudanças psicológicas

Durante a menopausa aumentam-se as queixas de irritabilidade, instabilidade emocional, choro descontrolado, depressão, distúrbios de ansiedade, melancolia, perda da memória e insônia.
 

4. Sintomas da menopausa relacionados às manifestações ginecológicas

Pode ocorrer dificuldade ou dor ao urinar, infecções urinárias e ginecológicas, coceira e ressecamento vaginal, incontinência urinária, dor durante as relações sexuais e perda de libido
 

5. Mudanças corporais

Nesse período pode haver aumento de peso, pois a gordura corporal se distribui de forma irregular, se acumulando principalmente na região abdominal. Além disso, devido ao aumento de gordura corporal e perda de colágeno, é comum a perda da firmeza dos seios.
 

6. Alterações na pele, cabelos e unhas

Esses sintomas da menopausa são menos comuns, principalmente se a mulher sempre seguir uma rotina de cuidados. No entanto, pode ser observado que os cabelos e as unhas se tornam mais frágeis, quebradiços, opacos e ressecados, e a pele, também pode se tornar mais ressecada do que antes, necessitando de maior cuidado.
 

7. Problemas crônicos e complicações

Devido à queda significativa dos hormônios, há diminuição da densidade mineral óssea, o que consequentemente aumenta o risco de osteoporose, quedas e fraturas. Além disso, há maior chance de desenvolver problemas cardiovasculares, conforme dito anteriormente.

 

Leia também: Exames de rotina para a saúde da mulher

 

Dicas para amenizar os sintomas da menopausa

Para amenizar os sintomas da menopausa, uma mudança nos hábitos de vida pode contribuir bastante. Por exemplo, se alimentar bem, se exercitar, cuidar da saúde mental e priorizar o próprio bem-estar são atitudes que melhoram vários dos sintomas citados.

Veja algumas dicas e recomendações!

Dormir bem e com regularidade contribui para melhorar o humor e diminuir os sintomas de depressão, ansiedade e irritabilidade, por exemplo;

– Tenha uma dieta saudável e equilibrada para reduzir o ganho de peso, se manter nutrida e evitar a osteoporose;

– Praticar exercícios físicos ajuda a aumentar a força, a massa muscular e protege contra doenças cardiovasculares. Comece com a frequência que se encaixe melhor para você e sua rotina;

Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas;

Dedique tempo a você! O autocuidado é primordial para uma saúde de qualidade;

– Realize acompanhamento médico para identificar problemas de saúde o quanto antes.

 

Saiba mais: Confira 5 benefícios da natação para mulheres

 

Com a Care Plus você pode contar com o programa de Prevenção de Doenças Cardiovasculares. Neste programa você tem atendimento personalizado, suporte na realização de exames, atendimento online, descontos com parceiros de alimentação saudável, assessoria esportiva e muito mais.

Fique por dentro de assuntos sobre saúde e bem-estar no blog Care Plus+.