Convidamos o Dr. Thiago Zinsly, médico infectologista do Hospital Albert Einstein, para esclarecimentos gerais aos nossos beneficiários e parceiros.
O coronavírus é uma família de vírus que pode causar infecções respiratórias de graus variados. Chamado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de SARS-CoV-2, o novo coronavírus é o agente causador da doença denominada covid-19.
A transmissão do coronavírus ocorre pelo ar e através do contato com secreções expelidas pela boca e nariz quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala. As gotículas podem ficar depositadas nos objetos ou nas superfícies e outras pessoas podem adquirir o vírus ao tocar esses objetos ou superfícies contaminadas e depois tocar o nariz, a boca ou os olhos. Contato direto com toque ou aperto de mão também pode transmitir a covid-19.
Os sintomas mais comuns da doença são febre, tosse e dificuldade para respirar. No entanto, em alguns casos, os pacientes podem apresentar dor de garganta, cansaço, dor no corpo, mal-estar geral, coriza, diarreia, dor de cabeça, dor no peito, náuseas, vômitos, congestão conjuntival, redução ou perda do olfato. Os sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas não apresentam sintomas.
As manifestações do coronavírus no corpo humano são muito parecidas com os sintomas de uma gripe comum. Por isso, siga as recomendações se apresentar os sintomas.
Algumas medidas são essenciais para evitar o contágio e a transmissão do coronavírus:
O diagnóstico da covid-19 é realizado através da presença de sinais e sintomas de Síndrome Gripal (tosse, febre – pode ou não estar presente no momento da consulta, dor de garganta, coriza e/ou dificuldade respiratória) ou da presença de Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG (dificuldade para respirar, pressão no tórax, saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente e/ou coloração azulada dos lábios ou rosto). Em crianças, além dos sintomas/sinais anteriores, podem estar presentes desidratação, redução do apetite e batimentos da asa do nariz.
Na presença de suspeita clínica, o profissional de saúde poderá solicitar exames laboratoriais.
Possui cobertura pelos planos Care Plus
*Para planos regulamentados ou adaptados à lei 9656/98Possui cobertura pelos planos Care Plus
*Para planos regulamentados ou adaptados à lei 9656/98Não possui cobertura pelos planos Care Plus
O diagnóstico da covid-19 também pode ser realizado a partir do histórico de contato domiciliar ou próximo nos últimos 14 dias antes do aparecimento dos sintomas com caso confirmado laboratorialmente e que não foi possível realizar a investigação laboratorial específica.
* Imunológico: teste rápido ou sorologia clássica para a detecção dos anticorpos a partir do décimo dia do início dos sintomas. Resultado positivo para anticorpos IgM e/ou IgG. Vale ressaltar que a presença de anticorpos, até o momento, não garante imunidade para o novo coronavírus. A detecção de anticorpos para o SARS-CoV-2 informa que o indivíduo foi infectado pelo vírus.
Até o momento, não existe um tratamento específico para prevenir ou tratar a covid-19. As pessoas infectadas devem receber medicações para aliviar os sintomas. Os casos mais graves devem ser tratados em nível hospitalar. Vários estudos vêm sendo conduzidos para buscar alternativas terapêuticas para o novo coronavírus. Algumas medicações estão sendo estudadas, como antivirais e antimaláricos.
Devido à quarentena provocada pelo coronavírus, muitos profissionais estão trabalhando em casa. Para garantir um bom desempenho longe do escritório, aqui vão algumas dicas:
Com toda a família em casa, pode ser um enorme desafio conciliar o trabalho e a atenção com as crianças. Por isso, é importante estabelecer uma rotina:
Neste momento de isolamento social, é importante cuidar da sua saúde mental. Algumas práticas podem ajudar:
A recomendação do Ministério da Saúde quanto ao novo coronavírus é de que a procura por hospitais seja feita somente em casos mais graves (febre persistente – por mais de 48hs e/ou falta de ar).
Se você estiver na dúvida sobre como agir, entre em contato com os nossos canais de atendimento.
E, se precisar de apoio psicológico para lidar com a situação, lembre-se de acionar o Mental Health.
É hora de inspirar e ter o melhor conteúdo, com dicas, vídeos, dados e informações para vencermos a covid-19. Vamos unir forças, compartilhar momentos, e, juntos, passar por essa pandemia sem pirar!